Para somar esforços dos estados do Nordeste para o fortalecimento da agricultura familiar, foi instalada, na última segunda-feira (1º/02), a Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste.

Secretários dos estados da Bahia, Alagoas, Ceará, Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe irão compor a câmara, que vai articular, apoiar e aperfeiçoar a implementação das políticas públicas para a agricultura familiar.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Wilson Dias, participou da solenidade: “Esse será um ambiente onde os secretários dos estados, das pastas de agricultura familiar, vão desenvolver estratégias em comum, de forma coletiva buscar resoluções, estratégias, compras conjuntas e de forma coletiva buscar financiamento juntos às agências internacionais”.

O presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste e governador do Piauí, Wellington Dias, colocou como meta, para os integrantes da primeira câmara temática da agricultura familiar, trabalhar na elaboração de propostas baseadas nas experiências de sucesso de cada um dos estados: “Temos que pensar nisso como Plano Nordeste. A ideia é construir uma proposta baseada nas experiências positivas para ser replicada entre os nove estados, destacando a importância de focar os eixos, como, por exemplo, o Programa de Alimentação Saudável (PAS)”.

Na próxima quinta-feira haverá a primeira reunião da Câmara Temática para formular um plano de trabalho onde será planejado o conjunto das atividades. Os secretários vão apresentar o plano na reunião com governadores no mês de março, para que possa ser aprovado e, a partir daí, em todos os anos haverá um planejamento das ações de fortalecimento da agricultura familiar no Nordeste, de forma coletiva.

Assessoria de Comunicação SDR/CAR