Defendendo bandeiras de forte apelo entre o público feminino e com um bom trânsito na população em geral, a nutricionista Gabriela Mendes vem despontando como uma grata novidade na política camaçariense e aparecendo como uma das favoritas a conquistar uma cadeira na Câmara Municipal de uma das mais importantes cidades da Região Metropolitana de Salvador.

Casada e mãe de uma filha de 12 anos, Gabriela não é neófita na política. Muito pelo contrário.  Ela é militante “daquelas” do Partido dos Trabalhadores – sigla que abriga a sua candidatura – e o seu protagonismo impressiona. “Eu faço aquele trabalho de formiguinha. Vou ali, vou aqui; converso com um e com outro. Na verdade, procuro conhecer as pessoas saber das suas dificuldades…” diz Gabriela completando que, essas conversas é que resultaram na sua candidatura. “Na medida em que sei dos problemas de cada, me sinto na obrigação de entrar na luta junto com eles” ressalta.

Na sua plataforma, a futura vereadora elenca a busca pela garantia de atendimentos prioritários como exames preventivos, mamografias, planejamento familiar e pré-natal sejam incluídos no calendário semanal das Unidades de Saúde da Família. Ela quer também fazer do atendimento às comunidades tenham garantida a Atenção à Saúde Básica com atendimento preventivo e, um dos pontos mais importantes do seu projeto de vereança, a instituição do programa “Mamãe Coruja” cuja finalidade será a criação de creches destinadas a acolher crianças cujas mães trabalhem à noite (creches noturnas) com toda a infraestrutura.

Aos 33 anos, Gabriela Mendes se divide entre a campanha política, seus afazeres profissionais e a ajuda como “faz tudo” na barraca da família instalada no emissário submarino, em Arembepe. Mesmo assim, se entusiasma: “nada é mais gratificante do que saber que posso ajudar” reflete a nutricionista que ganhou até mesmo o apoio da presidente Nacional do PT, Gleisi Hoffmann em um vídeo onde ela enaltece o seu trabalho.

“é preciso enfatizar uma coisa que, ao longo dos anos, nunca se deu o devido destaque, a devida atenção: o protagonismo da mulher. Em casa, no trabalho, em todas as áreas, sobretudo na política onde nós éramos – talvez ainda sejamos mesmo em que menor grau – na política. É isto o que me move além do fato de querer ajudar minha cidade, minha gente. Por isso estou nessa luta ao lado de Ivoneide Caetano (candidata a prefeita pelo PT). Pelo protagonismo feminino” finaliza Gabriela com os olhos fulgurantes.

Por: Redação NB – foto: Divulgação