Sputnik Brasil – Considerada umas das maiores cantoras do Brasil e do mundo, Elza Soares morreu de causas naturais aos 91 anos nesta quinta-feira (20), no Rio de Janeiro.
Conforme publicou o portal G1, a assessoria da cantora e compositora confirmou o falecimento de Elza Soares às 15h45 desta quinta-feira (20) em sua casa na capital carioca.
Dona de uma voz poderosa, Elza Gomes da Conceição nasceu em 1930 no Rio de Janeiro e colecionou prêmios ao longo da carreira de sucesso internacional, sendo uma das maiores artistas da história da música brasileira. Em 1999, a cantoria foi eleita pela Rádio BBC de Londres como a “voz do milênio”.
Em São Paulo, a cantora Elza Soares se apresenta com a música Sei lá Mangueira no IV Festival de Música Popular Brasileira no Teatro Record, em 11 de dezembro de 1968 - Sputnik Brasil, 1920, 20.01.2022
Em São Paulo, a cantora Elza Soares se apresenta com a música “Sei lá Mangueira” no IV Festival de Música Popular Brasileira no Teatro Record, em 11 de dezembro de 1968 © Folhapress
Desde os anos 1960, quando começou a carreira, a cantora lançou 34 discos, navegando por diversos ritmos, desde samba, funk e hip-hop até jazz e música eletrônica.
Uma das músicas mais conhecidas da cantora, “A Carne”, é uma das canções de protesto mais importantes do país, uma crítica ao racismo brasileiro. Ao longo da carreira, Elza Soares se tornou um símbolo de empoderamento negro e feminino.
Em 2015, a cantora voltou a ganhar notoriedade com o sucesso do aclamado álbum “A Mulher do Fim do Mundo”. A última publicação da vasta obra foi em 2019, com o álbum “Planeta Fome”.