A cidade de Santa Bárbara, conhecida como a capital baiana do requeijão, passou a contar com a Unidade de Beneficiamento de Leite, inaugurada nesta quarta-feira (19).  A iniciativa tem como objetivo promover o sistema produtivo do leite da agricultura familiar no município de Santa Bárbara e nos demais municípios que integram o território Portal do Sertão, beneficiando diretamente 120 famílias.

A unidade, com investimento de R$ 1,3 milhão, do projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), permitirá a pasteurização do leite e a produção de requeijão, queijo, manteiga e iogurte, entre outros derivados.

Segundo o chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, o laticínio possibilita adequação sanitária para que a comercialização do requeijão seja realizada para os quatro cantos da Bahia. “Com essa unidade, o requeijão e outros derivados poderão ser comercializados em todas as prateleiras dos mercados baianos. A gente está falando do território Portal do Sertão, que tem produção de mais de quatro mil litros de leite por dia. E, em Santa Bárbara, a produção chega perto dos 4.300 litros por dia. Sem dúvida nenhuma, a nova unidade vai aumentar a capacidade de produção dos municípios”.

Entre os equipamentos da nova unidade de beneficiamento de leite estão resfriador, máquina de iogurte, empacotadeira, batedeira de manteiga, desnatadeira, gerador e câmaras frias. A unidade de beneficiamento está sob a gestão da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares e Produtores de Leite de Santa Bárbara (COAFASB).

Para o presidente da cooperativa, Carlito Freitas, a unidade vai melhorar a renda dos agricultores e produtores de leite da cooperativa. “Vai melhorar e muito a nossa vida aqui, porque nós vamos poder expandir a nossa produção para outros municípios e outros estados”.

Na oportunidade da inauguração, o governador Rui Costa anunciou também o convênio para a reforma do Mercado Municipal de Santa Bárbara, obra orçada em mais de R$831 mil e entregou 12 títulos de terra para agricultores e agricultoras familiares do município, do Projeto Bahia Mais Forte Terra Legal, uma iniciativa da SDR, por meio da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA).

O projeto Bahia Produtiva é executado pela CAR a partir de acordo de empréstimo entre o Governo do Estado e do Banco Mundial.

Ascom SDR/CAR