O Rural Produtivo deste sábado (02) vai mostrar a criação de caprinos da Associação de Moradores Criadores e Produtores Indígenas Pankararê, no município de Glória e o artesanato, a produção de hortaliças e de mandioca das mulheres, em Candiba. Também vai falar sobre o crescimento da criação de galinhas, no município de Wanderley. E ainda tem uma receita de bolo frito de polvilho e música com a banda Lascachinela. Sempre aos sábados às 14h, o programa tem horário alternativo às segundas-feiras, às 6h30, e quintas-feiras, às 20h, na TVE.

Na comunidade indígena de Pankararê, da aldeia Serrota do Brejo do Burgo, município de Glória, os associados receberam reprodutores, equipamentos e orientação técnica para o manejo do rebanho e silagem, com as variedades das espécies vegetais da Caatinga. A comercialização de caprinos e ovinos na localidade contribui para o melhoramento genético e dos criatórios.

O programa foi até a comunidade Lagoa dos Anjos, no município de Candiba, para conhecer o artesanato, a produção de mandioca e de hortaliças, pelas mulheres. Várias ações estão sendo desenvolvidas para capacitar e contribuir com o crescimento econômico e social. O grupo de dança Quilombo dos Anjos empodera jovens e adultos promovendo o autorreconhecimento como remanescentes quilombolas. O telespectador vai conhecer a artesã Madalena, que trabalhou como babá em São Paulo e atualmente tem o artesanato e a agricultura como fontes de renda na sua cidade natal.

Na comunidade de Mata, no município de Wanderley, a criação de galinha caipira, em pequenos espaços, com alta produtividade e lucros crescentes, está transformando a vida dos produtores. Cada família foi beneficiada com insumos, galos reprodutores e acompanhamento dos técnicos rurais para prevenção de doenças e cuidados com o bem-estar das aves, que possibilitam melhores condições produtivas de ovos.

Ainda nesta edição, a artesã Madalena, membro da Associação do Quilombo dos Anjos e da Associação Grupo de Economia Solidária de Candiba (AGESCAN), vai ensinar como fazer a peta, um tipo de bolo frito de polvilho, na comunidade Quilombo Lagoa dos Anjos, em Candiba. E, para finalizar, forró com a banda Lascachinela, em Ribeira do Pombal.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também pelo site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.

Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:

facebook.com/tvebahia

youtube.com/tvebahia

twitter.com/tvebahia

instagram.com/tvebahia

SERVIÇO:

Programa ‘Rural Produtivo’

Sábado (02), às 14h. Horários alternativos: segundas-feiras, às 6h30, e quintas-feiras, às 20h

Onde: TVE, Youtube, Facebook e no www.tve.ba.gov.br/tveonline

Ascom SDR/CAR