Por Redação – Foto Reprodução

 

Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, está entre os alvos da Operação Vigilância Aproximada, deflagrada nesta segunda-feira (29). Policiais federais estiveram no gabinete do vereador na Câmara Municipal do Rio de Janeiro para cumprir mandado judicial de busca e apreensão.

O ex-presidente Jair Bolsonaro e pelo menos dois de seus filhos deixaram a casa de praia da família, em Angra dos Reis, por meio de uma lancha momentos antes da chegada da equipe da Polícia Federal. A investigação está relacionada a um esquema de espionagem ilegal na Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

A operação, que ocorreu das 7h às 9h, contou com a presença da equipe de segurança da Casa e um assessor do parlamentar.

A Polícia Federal suspeita que Carlos Bolsonaro seja “a principal pessoa da família que recebia informações da Abin paralela” e que tenha sido ideia dele criar esse grupo para realizar monitoramento ilegal de autoridades públicas e outras pessoas.

Durante a operação, um computador da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) foi apreendido. A PF cumpriu oito mandados de busca e apreensão, cinco no Rio de Janeiro e os demais em Brasília, Formosa (GO) e Salvador (BA).

Os equipamentos apreendidos durante os mandados de busca e apreensão contra Carlos Bolsonaro seriam de propriedade da Abin, conforme fontes ligadas à investigação. A operação visa identificar os principais destinatários e beneficiários de informações produzidas ilegalmente pela Agência Brasileira de Inteligência.

Matéria em atualização.