Por Sandra Mercês – Foto Divulgação
O presidente da Câmara de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), defendeu a alteração nas regras eleitorais durante Café da Manhã com a Imprensa na manhã desta sexta-feira (13), no Centro de Cultura da Câmara. Muniz questionou o atual sistema eleitoral, que, segundo ele, permite que candidatos com menos votos sejam eleitos.
“Eu sempre pensei que todo político deve ser eleito quando ele tem o maior número de votos. Eu sou contra a política que é feita hoje. Você tem candidatos que com 10 mil votos não ganham a eleição, por exemplo, de vereador, e você tem candidatos que com 5 mil votos conseguem ganhar a eleição”, afirmou.
O presidente ressaltou a importância de respeitar a vontade popular nos resultados das eleições. “Eu acho que primeiro você tem que ter a vontade da população para ocupar um cargo eletivo. E, muitas vezes, não é a vontade da população que faz com que você tenha esse cargo”, destacou.
Muniz também criticou a falta de compreensão do sistema eleitoral por grande parte da população. Ele afirmou que “90% da população não sabe” como o mecanismo funciona e sugeriu que mudanças deveriam ser implementadas para garantir maior alinhamento entre o número de votos e os resultados eleitorais.