Por Redação – Foto Reprodução

Um carro em alta velocidade atingiu um mercado natalino na cidade de Magdeburg, nesta sexta-feira (20), na Alemanha, matando pelo menos uma pessoa e deixando 68 pessoas feridas. A informação é da Agência France Presse.

O ataque ocorreu à noite, quando o local estava completamente lotado. O veículo envolvido seria um BMW escura e, de acordo com o jornal alemão “Bild”, o motorista, que é da Arábia Saudita, foi preso logo em seguida. Ainda não se sabe quais seriam as motivações do condutor do veículo ou se agiu sozinho.

A Bahia, o Brasil e o mundo a um click de distância. Siga nosso canal do WhatsApp.

O veículo, que avançou por 400 metros após ataque, está sendo periciado em busca de explosivos. O motorista avançou contra a multidão em direção à prefeitura da cidade. As pessoas fugiram em pânico.

O porta-voz do governo, Matthias Schuppe, falou em ato terrorista. “Este é um evento terrível, principalmente agora, nos dias que antecedem o Natal”, disse o governador da Saxônia-Anhalt, Reiner Haseloff.

Policiais e serviços de emergência estão no local, que foi esvaziado. Na página do Instagram do Mercado de Natal de Magdeburg, as pessoas foram aconselhadas a evitar a área.

Em 19 de dezembro de 2016, um ataque com as mesmas características ocorreu em uma feira de Natal na capital, Berlim. Um extremista islâmico atropelou uma multidão com um caminhão, deixando 13 mortos e ferindo dezenas de outros. Ele foi morto dias depois, em um tiroteio na Itália.

Olaf Scholz, chanceler alemão, fez um post no X expressando solidariedade às vítimas:

“Meus pensamentos estão com as vítimas e seus entes queridos. Estamos ao lado delas e de todos os moradores de Magdeburg. Meus agradecimentos a todos os serviços de emergência nessas horas difíceis”.