CBCA abre inscrições de concursos para estudantes de engenharia e arquitetura com prêmio de R$ 10 mil

Foto: Freepik

Vencedores de ambas as áreas dividirão prêmio entre equipe participante e professor orientador

Em 14 de março o Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) abriu as inscrições para o 15º Concurso CBCA/Alacero para Estudantes de Arquitetura e para o 4º Concurso CBCA para Estudantes de Engenharia. Os interessados podem se inscrever, respectivamente, até o dia 29 de maio e 12 de junho de 2022. O primeiro colocado em ambas as disputas será premiado com R$ 10.000,00, a serem divididos entre a equipe participante e o professor orientador.

O concurso voltado aos alunos de arquitetura terá como tema “Indústria, Inovação e Infraestrutura”, baseado em um dos objetivos de desenvolvimento sustentável anunciados pela ONU, que visa construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e fomentar a inovação. O projeto vencedor ainda participará como representante do Brasil no #desafioALACERO de Diseño en Acero para Estudiantes de Arquitectura 2022, organizado pela Associação Latino-Americana do Aço (ALACERO), que acontecerá no Congresso LatinoAmericano do Aço, de maneira virtual, entre os dias 24 de outubro e 4 de novembro de 2022.

Já o concurso direcionado aos alunos de engenharia terá como tema “Conceitos da Construção Modular em um Edifício Comercial com Estrutura de Aço”. Aqui, os estudantes são desafiados a uma competição que complementa a sua formação, com uma experiência abrangente sobre concepção, projeto estrutural dos elementos e das ligações e aspectos de transporte e montagem de edifícios com estrutura de aço ou mista de aço e concreto, seguindo princípios da construção modular.

Os estudantes de todas as escolas ou faculdades de Arquitetura ou de Engenharia Civil do Brasil que desejem participar deverão se inscrever com a orientação de um professor a fim de desenvolver um projeto com base nos temas propostos. Ambos os concursos são uma oportunidade de mostrar ideias concebíveis para o mercado, além de agregar conhecimento em todo o setor da construção em aço. Para realizar a inscrição ou conferir mais informações, acesse o site: https://www.cbca-acobrasil.org.br/site/concursos/.

Sobre o CBCA

O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) é uma entidade de classe, criada em 2002, com o objetivo de ampliar a participação da construção industrializada em aço no mercado nacional, realizando ações para sua divulgação e apoiando o seu desenvolvimento tecnológico no Brasil.

O CBCA tem como gestor o Instituto Aço Brasil e não é uma entidade comercial. Para acessar os últimos dados divulgados pela entidade, acesse: www.cbca-acobrasil.org.br/site/estatisticas.