Por Confraria NB – Foto Reprodução/CCR
CCR Metrô, abre o olho
Na tarde deste sábado (25), um membro desta Confraria presenciou uma cena de arrepiar qualquer um. Na estação metrô da Lapa, uma multidão aguardava o trem. Chegado o transporte eis que os usuários começaram a entrar no veículo. Quando de repente, a sirene que indica que a porta está prestes a fechar começa a apitar. Para uma estação com um fluxo intenso como a da Lapa, tempo até curto de portas abertas para embarcar tanta gente. A criança que aparenta ter 7 anos, entrou meio que levada pela multidão e a mãe segurando pelo seu bracinho esticado vinha logo em seguida. Rapidamente a porta do vagão se fecha e a mãe como uma heroína que sempre são, puxou a criança com força e velocidade para fora do trem. Este imenso equívoco do condutor ou condutora, poderia no mínimo causar o deslocamento da criança sozinha para próxima estação. Não queremos pensar além dessa possibilidade. Além desse vacilo, não tinha um único representante da segurança na área de embarque e desembarque da estação para dar o mínimo de assistência para a mãe assustada que abraçava seu filhinho que muito chorava. Atenção CCR Metrô, abre o olho nas estações mais movimentadas de Salvador. Pois para além do caso desta criança, os usuários desrespeitam o limite da faixa de segurança (amarela) quando o trem está chegando. Não esperem uma tragédia acontecer.
Pela Via, Bahia vai capengando
Fim de ano chegando e parece que o espírito natalino baixou na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Oposição e situação estão trabalhando de mãos dadas pelo bem comum. O povo! Vamos com calma pessoal. De fato estão unidos numa causa. Mas a proeza não é do bom velhinho condutor das renas. Quem unificou oposição e situação numa única causa foi a indigesta empresa VIABAHIA, responsável pela administração das BRs 324 e 101. A briga dos parlamentares contra a Concessionária é de longas datas. De lá para cá só vitória da VIABAHIA via justiça. E só derrota dos cidadãos que trafegam diariamente nas duas principais rodovias do estado. A empresa não é tão dedicada nas reformas das pistas como é com a gastança com seus advogados que conseguem na justiça a incrível façanha de continuar ganhando dinheiro dos baianos e baianas sem entregar o serviço que deveria. Essa mesma justiça impediu os parlamentares de exercerem seu papel como representante do povo para questionar a VIABAHIA. A justiça brasileira custa muito caro aos cofres públicos. Talvez por isso só julgue em favor dos ricos. Basta ver o poder aquisitivo de quem aguarda processo na cadeia.
PEC da reeleição na ALBA
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Adolfo Menezes (PSD), vai muito bem, obrigado, entre seus pares. A PEC que pretende mudar o regimento da Casa para permitir a reeleição de Adolfo foi protocolada na última quarta-feira, (22), com 47 assinaturas das 62 disponíveis. Nos corredores da ALBA, quase todos querem a permanência de Adolfo na presidência. Alguns insatisfeitos ciscam aqui, ciscam ali para tentar fazer barulho mas não avança. Mesmo que seja aprovada no Plenário, a PEC tem que vencer o STF que já derrubou essas investidas em outros estados. A Bahia é danada de boa, mas o STF não abrirá está exceção para nossa terra. De qualquer modo, Adolfo já é um vitorioso neste pleito. Só nos resta saber os lucros políticos que esta conquista irá lhe render em 2026. O presida mandou bem!
Eleição 2024
Um membro desta Confraria visitou a Expo Carnaval que está sendo realizada no Centro de Convenções de Salvador. Por lá, papo vai, papo vem, eis que um novo amigo solto. “Rapaz, Bruno Reis foi um excelente cabo eleitoral de Neto. Montou tão bem a casa antes da eleição que se tornou prefeito. O problema é que ele não criou o cabo dele. Tem que se dividir entre ser prefeito e ser cabo de si mesmo. Mas ele tem sorte. Porque o outro lado, tá uma bagunça. E por isso Bruno tem tudo para não ir para recuperação e perder no conselho de classe”, disse o amigo que é professor politicamente engajado da rede municipal de ensino.
Eleições 2024 II
Na base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), a disputa nas especulações da imprensa continuam entre o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), e o deputado estadual Robinson Almeida (PT). Não vamos discorrer sobre a disputa dos dois. Muito já foi dito repetidas vezes. O que tem nos chamado atenção ultimamente é o alinhamento do discurso das mulheres do grupo do governo. Da Deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA), deputadas estaduais Olívia Santana (PCdoB) e Fabíola Mansur (PSB), e a irmã do governador, a vereadora de Salvador, Marta Rodrigues (PT), um tom em comum – que tipo de gestão queremos pra cidade? Jerônimo não entrou na onda dos apressados. Ao que tudo indica, ele não vai comer cru. Tá cozinhando no tempo certo? Só no final das eleições de 2024 saberemos. Até lá, governador, escute mais as mulheres. Pois os homens não sabem onde deixam o controle da TV mas querem determinar em qual canal deve ficar.
Comunity Day
A Itaipava Arena Fonte Nova se transformou na Nave Arena CWG, para ser palco de mais uma versão do Comunity Day, evento promovido pela Nave Gamer, que reuniu competidores e espectadores do universo dos jogos eletrônicos numa jornada de 10h com games para todos os gostos e idades. Jovens disputando mais de R$ 2.5 mil reais em premiações. Em outros tempos, quando eu via um fliperama com The King of Fighters eu largava tudo de lado e mergulhava nos controles até o dedo fazer calo. Dei muito trabalho para meu pai e minha mãe com minha trajetória gamer. Mas dessa vez dei espaço para curtir meu primogênito assumir o controle e, game over. Ele não foi bem na disputa. Mas sai vitorioso por ver minha grande paixão [filho] surfando por mares que tanto já surfei. Um segredinho, ainda surfo muito nos dias de hoje. l2 meu favorito!
Tá esperando cair na cabeça do povo?
O site Conectado News denunciou neste sábado (25), que o teto da Feira da Estação da nossa querida Princesa do Sertão, terra onde nasceu o jornal desta Confraria, está prestes a cair. O que está faltando para o prefeito Colbert Martins (MDB), se conectar com essa situação e trabalhar para resolver este problema? Tá esperando cair na cabeça do povo? Este é mais um dentre tantos problemas da cidade que o chefe do executivo anda desconectado. Eleição esta vindo ai. O aliado/indicado que se cuide. Vai ter que explicar muitos erros do padrinho Colbert para poder se conectar com o povo e sair bem nas urnas.
Emenda é dinheiro público Pancadinha
O deputado estadual Fabrício Pancadinha se envolveu em uma polêmica na cidade de Itabuna, seu terreno eleitoral. Tudo porque no evento Expo Comunidade realizado no Espora de Ouro, evento que contou com apoio do deputado Pancadinha através de emendar parlamentar se sua autoria, vendedores ambulantes foram impedidos de comercializar cervejas no local. É o que relatou a TV Livre Bahia. Na justificativa Pancadinha deu uma pancada em si mesmo ao afirmar que a festa não recebe dinheiro público. Ele disse – “Isso não é uma festa do governo do estado. O evento não é público. Quem paga o palco é o governo do estado? Quem paga o som é o governo do estado? O governo do estado está ajudando com minha emenda, não é o governo do estado que está pagando toda a estrutura que está lá dentro”. Essa equivocada pancada, opa, resposta, doeu nobre deputado. Agora é esperar pra ver se o Tribunal de Contas tem o mesmo entendimento do deputado sobre emenda parlamentar.