Por Redação – Foto Mr.Mikla/Shutterstock
Usuários de smartphones com sistema Android, aqui no Brasil, passaram a ter acesso a novos recursos antirroubo desenvolvidos pelo Google, já a partir desta quarta-feira (7).
De acordo com a Folha, a tecnologia, batizada de “bloqueio por detecção de roubo”, trava a tela automaticamente quando há detecção de um movimento que sugira furto — como no caso de alguém agarrar o aparelho e sair correndo.
O novo pacote inclui, além do bloqueio por detecção de roubo, a ferramenta de bloqueio remoto, que permite ao usuário bloquear o celular através do site “Encontre meu Dispositivo”, sem precisar acessar a conta Google com senha.
O bloqueio por detecção de roubo é ativado a partir de um gatilho chamado “grab and run”. Através dos sensores e do aplicativo aberto no smartphone, esse mecanismo detecta a chance de alguém ter agarrado o aparelho e ter saído correndo, seja em uma bicicleta, a pé ou em um carro.
Uma inteligência artificial interpreta os movimentos de “agarrar e correr” a partir dos dados do acelerômetro e dos aplicativos abertos no smartphone. O usuário precisa ativar essa opção, que estará desativada por padrão, na tela de configurações.
Trata-se de um bloqueio de tela simples, que pode ser desativado com reconhecimento biométrico ou senha, diferentemente do bloqueio presente no “Encontre meu dispositivo”, em que o usuário pode deixar uma mensagem na tela do smartphone.