Referência em Reprodução Humana, o Cenafert – Centro de Medicina Reprodutiva conquistou o Selo Ouro da RedLara – Rede Latino-Americana de Reprodução Assistida, instituição científica e educacional, que agrupa mais de 90% dos centros que realizam técnicas de reprodução assistida na América Latina. A acreditação atesta que o Cenafert funciona dentro dos rígidos padrões internacionais de qualidade, segurança e eficácia de um centro de medicina reprodutiva. “A certificação é um reconhecimento ao trabalho dedicado e altamente qualificado da nossa equipe multidisciplinar, que, aliado à tecnologia de ponta da clínica, permite que o Cenafert atue dentro dos padrões internacionais de excelência”, destaca o médico Joaquim Lopes, especialista em Reprodução Humana e diretor da clínica.

Inaugurado em 2002, no bairro de Ondina, em Salvador, o Cenafert tem como missão garantir atenção integral aos pacientes inférteis, que representam atualmente cerca de 15% da população em idade reprodutiva.  Desde a sua fundação, a clínica já possibilitou que mais de três mil “bebês de proveta” viessem ao mundo através de diversas técnicas de reprodução assistida, como a Fertilização in Vitro e a Inseminação Intrauterina.

A clínica, fundada e dirigida pelo médico Joaquim Lopes, tem como sócias as médicas Gérsia Viana, Sofia Andrade e Valentina Cotrim (especialistas em medicina reprodutiva) e a embriologista Janaina Mendes Santos .

Além de contar com uma rede de especialistas e laboratórios parceiros, o Cenafert disponibiliza Bancos de Óvulos e de Sêmen nacionais e estrangeiros com amplo catálogo de doadores para atender aos anseios dos futuros pais.

O laboratório de embriologia do Cenafert oferece o que há de mais avançado para a realização dos procedimentos de reprodução assistida com eficácia e segurança. A clínica conta com um sofisticado sistema de lentes especiais que permite a realização do SUPER-ICSI, método referencial de qualidade na seleção de espermatozoides para fertilização assistida.

No Cenafert, a prevenção da infertilidade também é prioridade. É possível realizar um Check Up de Fertilidade feminina para avaliar a condição reprodutiva de mulheres que atingiram 30 anos de idade e que sonham em ser mães no futuro ainda indefinido.

Para preservação da fertilidade, a clínica disponibiliza os mais modernos métodos para criopreservação (congelamento) de óvulos e de sêmen, técnicas indicadas para mulheres que precisam adiar o sonho de ter filhos por motivos pessoais ou profissionais, homens que farão vasectomia e pessoas de ambos os sexos que vão se submeter a tratamentos oncológicos que comprometem a fertilidade.


Dentre vários outros recursos disponíveis na clínica, estão os exames de ultrassonografia, espermograma, pesquisa de fragmentação do DNA espermático, o diagnóstico genético pré-implantacional e os procedimentos de endoscopia ginecológica (videohisteroscopia e videocolposcopia) usados não apenas nos casos de infertilidade, mas também nas diversas patologias ginecológicas que exigem tratamento endoscópico.

 Mais informações https://www.cenafert.com.br/