Por Redação – Foto Pexels/Creative Commons

A Bahia é o estado com a maior população rural do país, com cerca de 3,3 milhões de pessoas ou 23,3% dos moradores. O dado é do Censo 2022 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados foram publicados ontem, quinta-feira (14) e revelam que, ao todo, somente 3 dos 417 municípios não possuiam população rural há dois anos, quando foi feito o estudo: Salvador, Madre de Deus e Itaparica, ambas na região metropolitana.

No Brasil, 12,6% da população, ou seja, 1 em cada 10 pessoas (25.572.339, em números absolutos) viviam em áreas rurais em 2022. Na Bahia, o número equivale a 1 em cada 5 moradores.

De acordo com o Censo, outros locais com as maiores populações rurais são Minas Gerais (cerca de 2,4 milhões de pessoas) e Ceará (pouco mais de 2 milhões de habitantes).

Nos últimos anos, a população baiana apresentou um movimento de declínio. Desde 2000, houve uma redução constante no número de habitantes em áreas rurais, e desde 1991, a população total do estado também vem diminuindo.

Em 2022, esses números alcançaram os menores valores dos últimos 52 anos, indicando uma tendência de esvaziamento populacional.

Fatores como a migração, mudanças nas taxas de fecundidade (número de filhos por mulher) e o aperfeiçoamento do sistema de coleta de dados do Censo podem explicar essa mudança.