Em quatro meses, cerca de 4,5 mil profissionais de saúde que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) foram atendidos no pronto-atendimento criado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), na antiga Faculdade Ruy Barbosa, no Rio Vermelho, em Salvador, com suspeita da Covid-19. As atividades da unidade foram encerradas na última sexta-feira (18), em virtude do cenário epidemiológico atual, cujo declínio na taxa de infecção da capital baiana é persistente e atualmente é inferior a 0,5%.

Na avaliação do superintendente da Fundação Fabamed, José Saturnino Rodrigues, cuja entidade administrava a unidade, o centro teve um papel fundamental no pronto-atendimento dos profissionais que estavam na linha de frente no combate ao coronavírus. “Além do atendimento psicológico e clínico, realizávamos a testagem dos profissionais. Dos 2.973 pacientes testados, 818 estavam com a doença, ou seja, 27,5% do total. Na média, é um percentual elevado, mas veio caindo ao longo do tempo”, afirma o superintendente.

De acordo com Rodrigues, “tanto a Sesab quanto a Fabamed investiram em diversos treinamentos e capacitações na área de biossegurança, bem como produziu materiais educativos. Assim, os profissionais de saúde ficaram ainda mais atentos aos procedimentos adequados, sobretudo, na desparamentação. O resultado foi uma queda progressiva de profissionais infectados”, analisa o superintendente.

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, destaca que “a unidade funcionava todos os dias da semana, das 7h às 21h, por demanda espontânea. E em caso de necessidade, o paciente seria transferido para o hospital de referência, que é o Hospital Santa Clara”, pontua o secretário,

A unidade ainda ofertava de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, atendimento psicológico. “A estrutura foi cuidadosamente planejada para atender adequadamente os profissionais de saúde do SUS, com espaço para coleta de amostras, laboratório simplificado e raio-x portátil”, disse Vilas-Boas.

Fonte: Ascom/Sesab