Com o objetivo de promover e incentivar a diversidade da rede de empreendimentos solidários, o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) da Região Metropolitana de Salvador 1 (RMS) lançou, nesta sexta-feira (18), o podcast ‘Nossa História em 1 Minuto’.

O primeiro episódio já está disponível no Instagram @cesol_salvador. Sempre às sextas-feiras, o Cesol promete trazer novos personagens e divulgar, aos sábados e domingos, os produtos dos empreendedores destacados no quadro.

De acordo com a coordenadora do Cesol, Karla Uckonn, o novo projeto é um instrumento lúdico de fortalecimento das identidades dos produtores, empreendimentos e redes de economia solidária. “É importante falar que este não é um projeto de marketing, mas uma iniciativa que busca apresentar o aspecto mais importante e transformador que ocorre, a estruturação de uma narrativa da sua própria história. Esse ato, por si só, tem um papel fundamental no fortalecimento da identidade de um indivíduo e de um grupo, levando a uma reflexão sobre seus sentimentos, suas vidas, seus trabalhos e seus propósitos enquanto sujeitos”, ressalta.

A artesã Dina Santos, do empreendimento Tradição, é o destaque da estreia do podcast. Ela acredita que a economia solidária é a união de ideias e ações para o bem comum e destaca que fazer parte do Cesol ampliou seu processo criativo, com uma nova perspectiva sobre suas criações e sobre si própria, se reconhecendo como artesã.

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) possui 13 Centros Públicos de Economia Solidária em funcionamento. O Cesol de Salvador/RMS 1 foi inaugurado em 2013 e atualmente oferece apoio técnico para 128 empreendimentos.

Fonte: Ascom/Setre