O embaixador russo nos Estados Unidos, Anatoly Antonov, não deve retornar a Washington em um futuro próximo, disse à Sputnik o vice-ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Ryabkov.

“Essa não é uma questão para os próximos dias”, disse o vice-chanceler ao ser questionado se já havia uma previsão para o retorno de Antonov aos EUA.

Segundo o funcionário do governo russo, a solução para esse problema depende mais do que tudo de uma demonstração de interesse por parte do governo norte-americano de normalizar as relações com a Rússia, o que não aconteceu até o momento.

“O prazo será determinado dependendo dos passos a serem seguidos por Washington no caminho bilateral. Esperamos que eles ainda sejam capazes de mostrar o desejo de pelo menos uma normalização relativa de nossas relações e deem alguns passos perceptíveis nesse sentido”, afirmou.

Em meados do mês passado, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que o líder russo, Vladimir Putin, pagaria um preço pela suposta interferência de Moscou na eleição presidencial norte-americana de 2020. Ele também confirmou considerar o presidente da Rússia um assassino.

A postura polêmica de Biden provocou uma nova deterioração nas relações entre Moscou e Washington e, por conta disso, o governo russo chamou de volta o seu embaixador nos EUA, que, segundo Ryabkov, ainda não tem data para retomar suas atividades por lá.

 

Fonte: Sputnik Brasil