O Brasil, por sua localização estratégica, possui diversos locais com boa visibilidade no céu | FOTO: Montagem do JC |

Rica pela sua diversidade, a região chapadeira se mantém como uma zona turística fantástica para os amantes da natureza e das estrelas.

Jornal da Chapada – O Brasil é conhecido por suas exuberantes belezas naturais em terra firme, mas o país também reserva encantos para aqueles que olham para o céu. Com uma localização privilegiada para o avistamento de constelações e objetos celestes, o país abriga cidades que são verdadeiros paraísos para aqueles que desejam contemplar a imensidão do firmamento, repleto de mistérios e maravilhas. E a região da Chapada Diamantina está entre esses locais.

Segundo Clauber Alex Vieira, doutorando em Física Experimental pela Universidade de Brasília (UnB), as cidades brasileiras são frequentemente associadas a um céu belíssimo e estrelado, despertando a admiração de moradores e visitantes. Entre as cidades brasileiras que se destacam pela sua atmosfera celeste estão Caraíva (BA), Atibaia (SP), Paranaguá (PR), Morro Reuter (RS) e Itajubá (MG).

Esses locais oferecem condições favoráveis para a observação astronômica, com pouca poluição luminosa e uma atmosfera propícia para a visualização de estrelas, planetas e outros corpos celestes. Seja para os apaixonados por astronomia ou para aqueles que desejam desfrutar de momentos de contemplação e conexão com a natureza. Essas cidades oferecem experiências únicas para quem busca explorar os céus mais bonitos do país. Prepare-se para se encantar com a imensidão do cosmos e desvendar os mistérios do universo nas noites estreladas brasileiras.

Confira 7 destinos com os céus mais bonitos do Brasil:

As Chapadas brasileiras
As Chapadas Diamantina (BA), dos Guimarães (MT) e dos Veadeiros (GO) são destinos ideais para apreciar o céu em qualquer momento do dia e da noite. De acordo com Clauber Alex, os locais possuem o combo de tudo o que é bom para o céu ficar bonito: clima desértico e afastamento de grandes pontos de poluição luminosa. A Chapada Diamantina tem um do céus mais limpos do Brasil. Tanto o céu estrelado quanto o azulzinho diurno são atributos que fazem com que muitos apaixonados por belas paisagens e corpos celestes visitem as Chapadas.

Brasília (DF)
Do Centro-Oeste ao Nordeste, nas faixas de clima semiúmido e semiárido, a observação astronômica é propícia para acontecer em especial no Planalto Central, onde a combinação da altitude com a baixa umidade do ar facilita a observação do céu noturno, o que é causa para a fama e a beleza do céu de Brasília. Mas o céu da capital federal ganha destaque também ao longo do dia, uma vez que o Planalto proporciona uma visão do horizonte, misturando terra e céu. O azul vibrante do dia ensolarado em Brasília, misturado com a modernidade da arquitetura vai fazer com que o turista jamais esqueça a visita.|

Caraíva (BA)
Por falar em céu bonito, não dá para pensar na beleza de olhar para cima sem pensar em Caraíva, no sul da Bahia, considerada a cidade com o céu mais bonito do Brasil. Por lá, as estrelas tomam conta do céu “negro” e encanta quem visita a cidade, repleta de estrelas, tranquilidade e atrações turísticas para quem quer relaxar e viver um momento mais intimista em meio à natureza.

Além de olhar o céu, o turista vai aproveitar a praia, visitar aldeias indígenas e andar descalço pelas ruas de areia. Bares, restaurantes e quiosques também são atrativos para relaxar e degustar uma boa comida e bebida enquanto aprecia o horizonte.

Atibaia (SP)
A cidade paulista de Atibaia é outro destino para os amantes de céu bonito. A Pedra Grande, um de seus atrativos, é ideal para quem gosta de astronomia. O ponto de observação fica a 1.418m de altitude e pode ser acessado a pé, por meio de uma trilha de intensidade leve. Aproveite a visita e conheça também as belezas naturais da região ou, para os mais corajosos, pratique esportes como voo livre e tenha como “plano de fundo” a exuberância do céu de Atibaia.

Paranaguá (PR)
A cidade paranaense abriga a Ilha do Mel, conhecida por sua paisagem paradisíaca e considerada um destino romântico. A Ilha também é atrativo quando o assunto é céu bonito, sendo um destino no qual os amantes da visão do horizonte buscam. Além do céu que parece uma pintura de Vincent Van Gogh, a Ilha do Mel tem praias, grutas, prática de mergulho e esportes radicais em meio à flora da região.

Novo Hamburgo (RS)
O Rio Grande do Sul também garante beleza quando o turista olha para cima na cidade de Morro Reuter, onde fica o Mirante do Morro do Embratel. O local é um atrativo conhecido por trazer uma visão da infinitude do céu. Também permiti o avistamento de toda a cidade, tudo isso graças a posição geográfica do mirante, que fica em uma rocha de 700 metros de altitude.

Itajubá (MG)
Localizada em Minas Gerais, a cidade também faz bonito no quesito céu memorável com um adendo de turismo de natureza em meio às matas preservadas, ar puro e águas que correm por cachoeiras. Não deixe de aproveitar o pôr do sol de Itajubá, que já foi palco de um “céu sangrento”, um fenômeno natural que deixa o céu mais avermelhado. Jornal da Chapada com informações do Catraca Livre.