A China denuncia a visita de uma delegação tcheca a Taiwan e ameaça aquele país de pagar um “alto preço” por “desafiar o princípio de uma só China”.

“Em relação a uma provocação pública do chefe do Senado Tcheco e das forças anti-chinesas por trás dele, o governo e o povo da China em nenhum caso tolerarão ou ficarão de braços cruzados, mas farão com que você pague um alto preço por suas ações míopes e uma aventura política ” , disse o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, em um comunicado divulgado na segunda-feira.

Seus comentários referem-se à visita do Presidente do Senado da República Tcheca, Milos Vystrcil, a Taiwan no domingo, para onde viajou  acompanhado de uma delegação de quase uma centena de empresários tchecos e outros políticos do país, entre eles o prefeito de Praga. , Zdenek Hrib, com o objetivo de estabelecer relações comerciais e diplomáticas.

O chefe da diplomacia do gigante asiático enfatizou que “Taiwan é uma parte inalienável” da China e  “desafiar o princípio de ‘uma China’ no assunto Taiwan significa se tornar um inimigo para 1,4 bilhão de cidadãos chineses”.

Por sua vez, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, disse na quinta-feira que seu país condena esse ato desprezível e exorta o lado tcheco a cumprir o princípio de uma só China e tratar de questões relacionadas a Taiwan de maneira prudente e prudente. apropriado.

A visita, que vai até sábado, 5 de setembro, não tem a aprovação do presidente tcheco, Milos Zeman, nem do primeiro-ministro, Andrej Babis, ou de outras figuras políticas do país, que preferem respeitar o princípio de Pequim que defende para “uma China”.

Taiwan é uma questão muito delicada para Pequim, uma vez que a considera parte integrante de seu território e, conseqüentemente, não admite que a ilha mantenha seus próprios laços diplomáticos formais com um Estado soberano. O gigante asiático repudia qualquer atividade separatista na ilha e  não descarta o uso da força para reunificar Taiwan.

No início deste mês,  a Marinha chinesa realizou exercícios militares perto da ilha de Taiwan , precisamente no momento em que o secretário de Saúde dos Estados Unidos, Alex Azar, em meio à escalada das tensões com a China, Ele estava visitando a ilha, algo que foi amplamente criticado pelo gigante asiático.

HISPANTV