Por Redação – Foto Divulgação

 

As autoridades chinesas confirmaram, na noite de segunda-feira (18/12), a trágica morte de pelo menos 118 pessoas após um terremoto de magnitude 6,2 atingir o noroeste do país, próximo à fronteira entre Gansu e Qinghai. A região montanhosa remota tem apresentado desafios significativos para as operações de resgate.

As temperaturas abaixo de zero, que afetam toda a China, complicam os esforços de resgate e tornam o trabalho das forças de salvamento extremamente difícil. O terremoto também causou a destruição de estradas e equipamentos de infraestrutura, com vários deslizamentos que bloquearam a entrada das equipes em diversas localidades, incluindo o soterramento parcial de uma vila.

Nesta terça-feira (19/12), o presidente chinês, Xi Jinping, anunciou que “esforços totais” serão empregados nas operações de busca e socorro. Cerca de 1.500 bombeiros já chegaram à área afetada, enquanto outros 1.500 permanecem em prontidão. Além disso, as forças militares foram mobilizadas para auxiliar nas operações humanitárias.