Por Redação – Foto Reprodução/Redes Sociais

A intensa chuva ocorrida na noite desta sexta-feira (26) resultou em alagamentos em várias ruas do centro de Santo Antônio de Jesus. Um veículo ficou preso em um buraco na Rua Antônio Veiga Argolo, conhecida como Rua da Miucha, onde estão em andamento obras municipais. Não há relatos de feridos. Além disso, bairros afastados do centro também registraram alagamentos devido ao curto período de chuva, causando lentidão no tráfego. Algumas residências também foram afetadas pela invasão de água.

Devido às intensas chuvas, a Rua da Linha, situada no bairro do Andaiá, precisou ser interditada após uma árvore cair. A interdição afetou apenas o sentido centro da via, e equipes da SMTT foram mobilizadas para lidar com a situação. Dui Souza, diretor da pasta, esclareceu que a interdição permaneceria até a conclusão do processo de remoção da árvore.

A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia emitiu uma nota acerca dos municípios impactados pela chuva:

A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) informa que está monitorando os municípios baianos, atingidos pelas fortes chuvas das últimas horas, e desenvolvendo ações de resposta imediata a fim de minimizar os impactos sofridos pelas populações afetadas.

Neste momento, está sendo prestado todo suporte técnico aos municípios e kits de ajuda humanitária, contendo cestas básicas, água mineral, itens de limpeza, colchões e cobertores, já estão em fase de separação para serem distribuídos às localidades atingidas.

É importante ressaltar que, as prefeituras municipais ainda estão realizando o levantamento das informações necessárias dos danos e prejuízos causados pelas chuvas intensas. Assim que os dados forem encaminhados para a Sudec, serão compilados e veiculados pelo órgão.

De antemão, a Defesa da Bahia confirma a veracidade dos dois óbitos, ocorridos em Elísio Medrado, após o carro que estavam cinco pessoas ter sido arrastado pela correnteza do Rio Paraguaçu.

Em caso de fortes chuvas e rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros.

Municípios em Situação de Emergência devido as fortes chuvas:
1. Brumado
2. Medeiros Neto
3. Cícero Dantas
4. São Miguel das Matas
5. Anagé
6. Wanderley
7. Ilhéus
8. Cravolândia
9. ⁠Muquém do São Francisco
10. ⁠Cotegipe
11. ⁠Ubaíra
12. ⁠Mutuípe