Foi realizado neste domingo (29), o IV Cicloturismo de Irará-BA, megaevento organizado pelos ciclistas do grupo Irarabike que contou com a participação de mais de 2 mil ciclistas profissionais e amadores, representando aproximadamente 50 cidades da Bahia.

 

Segundo os organizadores do passeio, o número expressivo superou todas as expectativas dos produtores, pois a expectativa era contar com a presença aproximada de 1.500 esportistas.

 

“Tivemos uma gestão surpresa com o grande número de participantes do IV Cicloturismo de Irará. Estamos honrados com a forma que os praticantes desta modalidade esportiva abraçaram a causa e fizeram deste momento uma linda festa” disse Glauber Cerqueira que faz parte da comissão organizadora do evento.

 

O evento movimentou a economia local, já que muitos ciclistas das cidades mais distantes começaram a chegar, em Irará, no sábado (28), lotando os hotéis, pousadas e restaurantes e ainda participaram das festas locais em comemoração ao aniversário da cidade. Estiveram presentes representantes dos grupos de ciclismo da Ilha Itaparica, Água Fria, Salvador, Feira de Santana, Alagoinhas, Santanópolis, Santa Bárbara, Ouriçangas, Serrinha, Coité, Pedrão, Jacobina e muitas outras cidades.

 

O evento foi iniciado às 7h, com um café da manhã, elaborado pela equipe de mulheres ciclistas de Irará-BA. O café reforçado foi composto de uma diversidade de pratos típicos e alimentos ricos em nutrientes para dar mais energia aos participantes. Em seguida, deu-se início ao passeio estruturado com vários pontos de apoio e hidratação. A trilha foi organizada com dois percursos de 25 e 30 km, respectivamente, iniciado na Praça Pedro Nogueira (Pça da Matriz), percorrendo ruas centrais da cidade, BA-504, Laje, Serra do Dr. Deraldo, Serra do Cruzeiro, Periquito, Quebra Fogo, Caroba, Sobradinho, ladeira do Alambique e, por fim, a Praça Pedro Nogueira.

 

Durante toda trilha, os participantes divertiram-se com atrações musicais e culturais locais programadas para se apresentarem em cada parada (Ponto de apoio), como o Samba de Roda Brilhante na localidade do Mirante, na Serra de Dr. Deraldo (primeira parada); o forró animado do sanfoneiro “Bil do Acordeom,” na Serra do Cruzeiro; o estrondoso paredão de Coca, na Caroba; e, no final de percurso, os ciclistas foram recepcionados com a Charanga de Irará, formada pelos músicos da Filarmônica 25 de Dezembro, e o famoso carro-pipa banhando os ciclistas.

 

O cantor “Dieguinho DB” animou o encerramento do IV Cicloturismo de Irará-BA, que teve o patrocínio do Governo da Bahia, por meio da BAHIATURSA, apoio da Prefeitura Municipal de Irará e do comércio local. Contou, sobretudo, com a disposição incondicional e voluntária dos ciclistas iraraenses que fizeram, da organização desse evento, uma referência para realização de cicloturismo na Bahia.