A cientista baiana Jaqueline Goes, participou do programa Conversa com Bial, onde falou da importância de ficarmos alertas para uma nova onda de contágio pelo covid-19.

Durante a entrevista ela fala sobre o momento de “exaustão psicológica” enfrentado pela população, e que mesmo com a abertura do comércio dando uma falsa sensação de segurança, a pandemia está muito longe de acabar.

“AINDA NÃO ESTÁ TUDO BEM, ENQUANTO A GENTe NÃO TIVER UMA GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO QUE TENHA PASSADO PELA DOENÇA E JÁ ESTEJA IMUNE OU A VACINA, AINDA NÃO PODEMOS DESCANSAR.”

Jaqueline cita o fato das pessoas estarem ignorando o isolamento e as recomendações, e que todos precisam ter em mente que a pandemia não acabou. O Brasil registrou um total de 164 979 mortes por COVID-19 e mais de 5 milhões de infectados.

Jaqueline Goes de Jesus é pesquisadora e biomédica brasileira que atuou como uma das coordenadoras da equipe responsável pela sequenciação do genoma do vírus Sars-cov-2, do qual foi feito em 48 horas após caso registrado no Brasil. Formada pela Escola Baiana de Medicina e Saude Publica, obteve seu mestrado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa pelo Instituto de Pesquisa Gonçalo Muniz – Fundação Oswaldo Cruz (IGM-FIOCRUZ) e doutorado em Patologia Humana e Experimental pela Universidade Federal da Bahia.

A pesquisadora integra o Centro Conjunto Brasil-Reino Unido para a Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus, um projeto de monitoração de epidemias com o objetido de dar respostas em tempo real.