Neste sábado (17), o Rural Produtivo da TVE falará sobre a ‘Ciranda das Crianças’, um projeto que busca estimular a igualdade de gênero e valores que fortaleçam a identidade camponesa na infância. O programa também vai abordar o cooperativismo, que alia o desenvolvimento social e econômico da inovadora cooperativa Repescar, que trabalha com mariscos na Ilha de Itaparica e faz entrega delivery. E por falar na Ilha, a receita da semana é com frutos do mar fresquinhos. A exibição é às 14h, com horário alternativo na segunda-feira (19), às 6h30, e na quinta-feira (22), às 20h.

O projeto ‘Ciranda das Crianças’ desenvolve atividades como brincadeiras, cantigas e a contação de histórias envolvendo os temas de gênero, infância e convivência com semiárido. O Rural Produtivo conversou com os cirandeiros e cirandeiras do projeto que são moradores de comunidades rurais do semiárido baiano e cuidam do espaço infantil das atividades coletivas, utilizando metodologias lúdico-educativas para brincar com as crianças enquanto os pais participam de reuniões e oficinas de formação das associações e cooperativas da agricultura familiar.

O programa ainda vai falar do cooperativismo. O modelo de negócio tem quatro objetivos centrais: solidariedade, ajuda mútua, participação democrática e responsabilidade compartilhada sob a associação. É com essa linha que o modelo de negócio tem jogado papel fundamental na economia brasileira, representando quase 50% do produto interno bruto (PIB) agrícola do país.

Na Bahia, as cooperativas da agricultura familiar fortalecem as inúmeras cadeias produtivas do estado. A estratégia dos agricultores familiares é unir esforços e compartilhar vitórias na venda de produtos, compra de insumos e capacitação coletiva.

A equipe do programa foi até a Ilha de Itaparica, na comunidade de Vera Cruz, conhecer a Cooperativa dos Pescadores e Marisqueiros de Vera Cruz – Repescar. A cooperativa produz cerca de três toneladas por mês e segue atendendo à demanda de restaurantes da alta gastronomia de Salvador e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

A cooperativa aderiu à entrega delivery como estratégia de venda de mariscos catados, como caranguejo, siri, chumbinho, aratu e ostra, polpa de peixe, e petiscos artesanais, como coxinha de bacalhau e de peguari e bolinho de siri e camarão.

E ainda tem uma receita simples e original, direto do mar. Com os mariscos sarnambi e vôngoles, alho, vinho branco, limão, curry, leite de coco e cheiro verde.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). O programa pode ser assistido também por meio do site da TVE, do Youtube e do Facebook.

Fonte: Ascom/SDR