A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, informou nesta segunda-feira (4) que a partir de 5 de outubro se realizará a “abertura comercial” da fronteira com a Colômbia, no estado de Táchira.

A alta funcionária venezuelana lembrou que a passagem fronteiriça binacional estava fechada desde 2019, pelo que sua abertura permitirá a passagem entre os dois países de caminhões com bens necessários para ambas as populações.

Rodríguez relembrou que o comércio entre a Colômbia e a Venezuela ultrapassa US$ 7 bilhões (cerca de R$ 38,1 bilhões), o que “é uma mensagem muito direta para as forças produtivas da Colômbia e da Venezuela, para os atores comerciais binacionais”.

A vice-presidente acrescentou esta medida foi ordenada pelo presidente venezuelano Nicolás Maduro, após um mês de conversações entre as autoridades do estado venezuelano de Táchira e do Norte de Santander, na Colômbia. As forças-tarefas envolvidas conseguiram, deste modo, chegar a um acordo que era desejado pelos habitantes da região.

Contudo, Delcy Rodríguez sublinha que a área de fronteira é “uma responsabilidade compartilhada”.

As autoridades da Venezuela estão confiantes que a nova medida permitirá o retorno à normalidade da vida cotidiana dos habitantes de Táchira e do Norte de Santander.

Fonte: Sputnik Brasil