Um caminhão de carga ornamentado espera para atravessar a Ponte Internacional Simón Bolívar, Cúcuta, Colômbia, 26 de setembro de 2022. (Foto: Getty Images)

Colômbia e Venezuela buscam diversificar as relações após a reabertura da fronteira, confirmou nesta quinta-feira o embaixador colombiano em Caracas.

HispanTV – “Continuamos a trabalhar na reabertura das nossas fronteiras. Com os vice-chancelers da Colômbia e da Venezuela, Francisco Coy e Rander Peña, conversamos sobre conectividade aérea, comércio binacional e cooperação judiciária, entre outros assuntos; Estamos avançando!”, destacou Armando Benedetti em mensagem postada em sua conta no Twitter.

Em 26 de setembro, Colômbia e Venezuela reabriram a fronteira comum para retomar as atividades comerciais, a travessia de pedestres e o fluxo de transporte de cargas. E atualmente eles querem desenvolver seus laços em vários aspectos, como conexão aérea, cooperação judiciária e comércio binacional, etc.

A abertura dos 2.219 quilômetros de fronteira entre Colômbia e Venezuela faz parte dos acordos celebrados entre os dois países no sentido de restabelecer suas relações comerciais, consulares e diplomáticas.

Venezuela y Colombia reabren frontera tras siete años de tensiones | HISPANTVVenezuela e Colômbia reabrem fronteira após sete anos de tensões | HISPANTV

Venezuela e Colômbia reabriram sua fronteira comum nesta segunda-feira, após sete anos de fechamento devido a conflitos políticos entre os dois países.

Esses pactos foram alcançados após a chegada ao poder do novo presidente colombiano, Gustavo Petro, que junto com seu homólogo venezuelano, Nicolás Maduro, buscou os dispositivos para restabelecer os laços bilaterais que incluíam a reabertura das representações diplomáticas nos dois países.

A fronteira entre Colômbia e Venezuela estava fechada desde 2015, após uma crise diplomática que se aprofundou quando o ex-presidente Iván Duque (2018-2022) reconheceu a oposição Juan Guaidó como presidente responsável pela nação bolivariana, em 2019.