Colômbia: explosões em aeroporto de Cúcuta matam 3 pessoas, autoridades chamam ataque de terrorista

Na manhã desta terça-feira (14), duas explosões em uma área próxima ao aeroporto Camilo Daza, em Cúcuta, Colômbia, mataram dois policiais e um dos suspeitos pelo atentado classificado como terrorista pelo ministro da Defesa colombiano, Diego Molano.
Dois policiais morreram nesta terça-feira (14) na cidade colombiana de Cúcuta, na fronteira entre a Colômbia e a Venezuela, após a mídia relatar duas fortes explosões nas proximidades do aeroporto Camilo Daza.
Os dois policiais morreram após tentativa de desativar os explosivos deixados por indivíduos no aeroporto de Camilo Daza, informaram as autoridades.
Na primeira detonação, o homem que carregava os explosivos morreu após tentar pular a cerca do aeroporto. O suspeito estava acompanhado por outro que, “na fuga, devido à reação das autoridades, deixou um segundo explosivo”, disse à Rádio Caracol o governador do Norte de Santander, Silvano Serrano.
Ainda de acordo com o El Tiempo, algumas versões indicavam que o ataque possa ter sido dirigido contra o prefeito de Cúcuta, Jairo Yáñez. No entanto, o prefeito já estava em um voo Cúcuta-Bogotá no momento das explosões.
Por sua vez, o ministro da Defesa, Diego Molano, lamentou e condenou os atos, que classificou como terroristas, e apresentou suas condolências aos familiares dos policiais que morreram na segunda explosão.
Neste ano, na cidade de Cúcuta, ocorreram vários ataques atribuídos aos dissidentes da extinta guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), entre eles, o direcionado ao helicóptero do presidente Iván Duque, em junho passado.
Conforme os protocolos estabelecidos, as operações naquele terminal aéreo foram suspensas, enquanto as autoridades trabalham no local.
A Aeronáutica Civil reporta que as operações recomeçarão de acordo com o desenrolar dos acontecimentos e recomendou aos viajantes que planejam usar o aeroporto de Cúcuta que mantenham comunicação constante com as companhias aéreas.
Fonte: Sputnik Brasil