Por Redação – Foto Imagem: SomYuZu /Shutterstock

Arquiteto de Software oportuniza novo começo para profissionais com trilha que reúne IA e mentorias, de forma simples e acessível

As startups desempenham um papel crucial na economia brasileira, impulsionando a inovação, gerando empregos e promovendo o crescimento econômico. Segundo dados do relatório “Startups and Innovation in Brazil 2020” da Distrito, o Brasil apresentou um aumento expressivo no número de startups nos últimos anos, com mais de 13.000 startups registradas em 2020, abrangendo diversos setores, desde tecnologia até saúde, fintechs e mobilidade.

Esses dados refletem a importância crescente das startups como agentes de mudança e progresso, contribuindo para a diversificação da economia e a busca por soluções criativas para desafios contemporâneos. Segundo dados do LinkedIn, 60% dos 23 mil trabalhadores ouvidos no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Índia, Cingapura, Holanda, Austrália, México, Irlanda, Espanha, Itália, Japão, Emirados Árabes e Suécia, estão insatisfeitos com o trabalho.

No cenário competitivo e em constante evolução do mercado de tecnologia, um profissional se destaca não apenas por suas conquistas pessoais, mas também por sua dedicação em abrir portas para outros. Vinícius Walsh, com 29 anos, atua como líder técnico no Itaú Unibanco, em São Paulo, como Arquiteto de Software.

Mas sua história vai muito além de seu sucesso individual; ela se entrelaça com o nascimento e a expansão da Transite, uma startup que está mudando a vida de pessoas em transição de carreira. Tudo começa com a ideia de compartilhar seu conhecimento e experiência com outras pessoas que também desejavam fazer transição de carreira para a área tecnológica.

Vinicius Walsh – Foto Divulgação

“Eu sempre amei dar aulas, ajudar as pessoas a entender coisas que pareciam impossíveis de forma mais simples, praticava minhas aulas de física com minha avó antes de ir para sala de aula. Eu tive todo um suporte financeiro e de mentorias de ex-alunos para me auxiliar e trilhar meu caminho de volta à programação. Nem todas as pessoas possuem esse alguém para lhe auxiliar, então eu decidi ser essa pessoa que poderia simplificar e transformar esse processo tão custoso e complicado em algo mais palpável e dinâmico para as pessoas”, conta Vinicius.

Vinicius alerta que transitar de carreira não é fácil, requer dedicação, tempo, muito estudo e apoio, seja de familiares, amigos ou conhecidos, “e por que não retribuir tudo aquilo que eu tive e auxiliar e mudar a vida de outras pessoas também?” Foi essa pergunta que ele se fez quando surgiu a ideia.

O jovem que saiu do Rio de Janeiro, deixando familiares, amigos e o estágio para se aventurar num novo emprego em São Paulo, Estado onde não conhecia nada nem ninguém, transformou o que no início era uma brincadeira de amigos. Foi nas rodas de conversa que surgiram as perguntas de como fazer para migrar de área.

“Comecei ajudando alguns amigos de forma pontual, dando dicas, alguns cursos que achava interessante, tirando dúvidas quando evoluíam mais. No início era um hobby, me ajudava a fixar conteúdos que eu já não via com tanta frequência e podia matar a saudade que era de preparar material para dar aulas. Esse processo se deu por alguns meses, até que um amigo indica para outro, que indica para outro e quando fui ver já tinha 10 pessoas num grupo me chamando e pedindo ajuda, orientação e querendo marcar aulas para conversarmos e evoluirmos nessa transição”, explica o Arquiteto de Software.

O MBA em Arquitetura de Soluções na Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP), reforçou Vinícius a tirar a ideia do papel e colocar na prática, uma vez que o projeto final do MBA era criar uma startup. “O MBA me mostrou caminhos e formas de pensar e um autoconhecimento incrível que eu realmente não esperava. Desde aulas mais voltadas para Soft skill e gestão de pessoas a partes mais técnicas, me ajudou muito a entender quase como ter encontrado minha missão de vida. Depois de muito pensar, por que não voltar com o projeto de ajudar pessoas a transitarem de carreira na área de tecnologia”, pontua.

O diferencial está na inteligência artificial, a determinação de qual trilha se encaixa melhor no perfil de cada pessoa se dá através dela, que por meio de algumas perguntas, realiza uma análise comportamental, sua formação anterior e como isso pode indicar a área que mais se adequa ao perfil de cada pessoa naquele momento.

Todo esse processo também depende muito do suporte dos mentores. Segundo Vinicius, eles são de extrema importância durante a caminhada. “Os mentores são uma peça fundamental para auxiliar nossos transiters a terem apoio e saberem que não estão sozinhos nessa jornada, que podem estar pedindo ajuda e tirando as mais variadas dúvidas para que possamos juntos estar criando os melhores profissionais em transição de carreira do mercado”, conclui Vinicius Walsh.

Em sua missão, a Transite surge como ideias diferentes de outras startups, ela vem com o propósito de que pessoas não precisem abandonar tudo que conhecem na sua área de atuação. O ponto chave é o entendimento para reutilizar o conhecimento prévio que possuem e aplicar na migração de carreira, formando pessoas mais maduras com diversos conhecimentos e responsabilidades na área de negócios e tecnologia.