Mesmo sem quórum, os membros presentes discutiram temas importantes que estavam na pauta do dia.

Apesar da falta de quórum para a 5ª reunião ordinária, que deveria ter sido realizada nesta quarta-feira (17), o presidente da Comissão Especial para Avaliação dos Impactos da Pandemia da Covid-19 da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado estadual Angelo Almeida, discutiu com as deputadas presentes, Talita Oliveira, vice-presidente do colegiado, e Fátima Nunes, assuntos que estavam na pauta do dia.

Um deles diz respeito à realização de uma audiência pública sobre a saúde dos idosos na pandemia, que teve a importância destacada pelo parlamentar: “Temos um quadro de confinamento, isolamento e as consequências podem ser grandes. Precisamos colocar em discussão e dar nossa contribuição para reduzir os danos”.

A deputada Fátima, que faz parte do grupo de risco e enfrenta a pandemia ao lado de sua mãe centenária, ressaltou as dificuldades enfrentadas pelos idosos nesse cenário, que impõe restrições ainda maiores aos mais velhos e a necessidade de buscar alternativas para manter-se saudável. “Tem dias que bate uma tristeza, aquela vontade de ir pra rua e eu abro ali a porta, dou umas duas ou três subidas e descidas na própria calçada da minha casa”, disse.

Volta às aulas

Angelo também lembrou que a audiência pública com o secretário de Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, para tratar da volta às aulas presenciais no estado, foi adiada para a próxima quarta-feira (24), às 11 horas, por meio da plataforma Zoom.

A deputada Talita solicitou participação de uma mãe no debate para que possa representar o sentimento dos pais sobre o assunto. “Elas têm feito esse pedido, os pais também querem ser ouvidos”, afirmou.