Por Redação – Imagem Divulgação/Unegro

Salvador será sede do VI Congresso Nacional da Unegro – União de Negros e Negras Pela Igualdade, que acontece neste final de semana. Nos dias 8, 9 e 10, a entidade propõe o debate sobre um novo projeto de Brasil, avaliando a representatividade do povo negro, políticas públicas e combate ao racismo nos cenários nacional e internacional. O encontro acontece no Hotel Real Classic Bahia, na Pituba.

A conferência de abertura contará com a presença da deputada estadual Olívia Santana. Segundo a parlamentar, “esta é uma oportunidade de reunir o coletivo de militantes da Unegro pra pensar juntos e juntas os grandes desafios que a população negra enfrenta no Brasil. A mortandade de jovens negros, os feminicídios, a precarização da cidadania do nosso povo preto, são temas urgentes de serem debatidos. Que este congresso nos fortaleça e aponte novas estratégias de luta”.

Para o presidente Nacional da Unegro, Edson França, o Congresso é uma forma de fortalecer o povo negro para enfrentar a “árdua batalha para a igualdade racial” também nos espaços de poder. “O ano que vem é um ano de eleição, é um ano de muito debate no país, é um ano que a gente vai discutir o Brasil a partir das bases. Eleger vereadores, vereadoras, prefeitos, prefeitas diz respeito à base da institucionalidade nacional. Nós vamos discutir isso, vamos apresentar nossa plataforma, vamos influenciar as candidaturas, influenciando as plataformas eleitorais, o debate político e ajudando a fazer crescer, fazer crescer candidaturas e representantes negros e negras o antirracismo no Brasil”, diz.

Além disso, a expectativa também é de pensar, para qualificar cada vez mais e melhor as políticas públicas voltadas ao povo negro. “Vamos trabalhar para também continuar fortalecendo as políticas de igualdade racial e as ações afirmativas. Queremos melhorar a qualidade de vida do nosso povo e diminuir a desigualdade. Ter uma sociedade equânime, ter uma sociedade cuja equidade seja uma premissa, seja um princípio exercido”, diz Edson. “Combater o racismo, é não permitir que. Que o ódio seja um elemento selecionador de oportunidade. Então, o Nego está preparado para esse embate”, continua.

Programação
• 8 de dezembro (sexta-feira)
13h Credenciamento dos delegados e delegadas
17h30 Leitura e aprovação do Regimento do Congresso
19h Ato político de abertura do Congresso
20h30 Conferência: A Unegro no novo projeto de Brasil – Deputada Estadual da Bahia, Olívia Santana

• 9 de dezembro (sábado)
9h Desafios para a Reconstrução das Políticas Públicas no Brasil
10h30 Avaliação e Perspectiva do Antirracismo no Brasil
Balanço da direção cessante – Ângela Guimarães e Edson França
14h Grupos temáticos: Educação e Saúde; Cultura, Juventude negra e Povos Tradicionais: Segurança Pública e Meio Ambiente; Terra e Teto
17h30 Apresentação dos grupos temáticos
21h Realização de show público em comemoração ao 6º Congresso da Unegro e 35 anos da entidade

• 10 de dezembro (domingo)
9h Apresentação dos relatórios dos grupos temáticos
10h30 Eleição da nova direção nacional