Por Redação – Foto Reprodução

Nessa semana, o prêmio Jabuti divulgou os finalistas das 22 categorias que englobam os eixos de Inovação, Não Ficção, Produção Editorial e Literatura.

A premiação acontecerá no dia 19 de novembro, em um evento exclusivo para convidados, no Auditório Ibirapuera. Também será divulgado o Livro do Ano, na cerimônia, um dos títulos mais cobiçados de toda premiação, entregue a melhor a obra que teve melhor classificação  entre as categorias: Eixos Literatura e Não ficção.

Embora não existam categorias principais, uma das favoritas é a de Romance Literário, na qual estão concorrendo grandes nomes neste ano, como Itamar Vieira Junior, João Silvério Trevisan e outros.

A Bahia, o Brasil e o mundo a um click de distância. Siga nosso canal do WhatsApp. 

Romances literários finalistas do Prêmio Jabuti 2024:

“Jogo de Armar”, de Edgar Telles Ribeiro

Um escritor mora, há décadas, junto a sua mulher no mesmo apartamento carioca. O cenário pode parecer claustrofóbico, mas o livro conta uma história de amor.

“Mata Doce”, de Luciany Aparecida

A protagonista, Maria Teresa, narra as histórias de seus antepassados e do lugar onde vive, um pequeno vilarejo rural no interior da Bahia, onde também moram personagens singulares. Um dia antes de seu casamento, uma tragédia atinge a vida de Maria, mudando seu destino para sempre.

“Meu irmão, eu mesmo”, de João Silvério Trevisan

Neste romance autobiográfico, João Silvério Trevisan aborda a intensa amizade entre ele e seu irmão, Cláudio. Em 1992, João descobre ser portador do vírus HIV e precisa lidar com a possibilidade de sua própria morte. No entanto, a vida reservava a tragédia para Cláudio, que é diagnosticado com um câncer linfático e morre pouco depois, enquanto João sobrevive para nos contar essa história.

“Nunca vou te perdoar por ter me obrigado a te esquecer”, de Jacques Fux

A trama narra a história de um amor que não quer morrer. Jacques adoece enquanto tenta superar o término com M. após ter sido rejeitado.