A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias em Saúde (Conitec) abriu cinco Consultas Públicas (CP’s) até o dia 17 de janeiro para ouvir a sociedade sobre o tratamento para mieloma múltiplo e síndrome mielodisplásica no Sistema Único de Saúde (SUS).

O mieloma múltiplo é o câncer de um tipo de célula da medula óssea chamada de plasmócito, responsável pela produção de anticorpos que combatem vírus e bactérias. No Brasil, a ocorrência da doença parece se dar mais cedo, sendo de 60 anos a idade mediana dos pacientes.

No paciente com esse tipo de câncer, os plasmócitos são anormais e se multiplicam rapidamente, comprometendo a produção das outras células do sangue. Já a síndrome mielodisplásica se refere a um grupo de distúrbios que acontecem quando células formadoras de sangue anormais se desenvolvem na medula óssea. Se não tratadas essas células podem se transformar em uma forma de leucemia.

 

Como participar

O prazo para o envio das contribuições é até 17 de janeiro de 2022 e para participar basta preencher os dois formulários eletrônicos disponibilizados pela Conitec: um para coletar evidências científicas ou econômicas sobre a incorporação em questão, e outro para que pacientes, familiares, amigos e cuidadores de pacientes, profissionais de saúde ou interessados no tema relatem suas vivências com pacientes, expressando suas opiniões sobre o uso de medicamentos, produtos e/ou procedimentos.

“É importante que haja uma grande participação nessa consulta pública a fim de trazer mais melhorias assistenciais aos pacientes que se tratam através da saúde pública. Muitos assistidos pelo SUS, inclusive com câncer, não têm acesso a remédios essenciais para o tratamento dessas doenças.” alerta Dr. Roberto Magalhães, Diretor do Grupo de Hematologia e Transplantes de Medula Óssea de Niterói (GHTN).

Os relatórios para a sociedade com informações sobre a doença podem ser acessados no link http://conitec.gov.br/consultas-publicas.

Todos os formulários podem ser acessados no link http://conitec.gov.br/consultas-publicasCP nº 113