Visita de Laura Pujol tem o objetivo de divulgar a Feira Internacional de Havana, que acontecerá de 30 de outubro a 03 de novembro no país caribenho

O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (Serin) recebeu em audiência Laura Ivet Pujol Torres, Cônsul Geral da República de Cuba para a região Nordeste, cuja sede é em Salvador. A visita da diplomata teve o objetivo de divulgar a Feira Internacional de Havana (FIHAV), que acontecerá no período de 30 de outubro a 03 de novembro em Havana.

Também presentes na reunião na Serin, Cristiane Gouveia, coordenadora de Negócios Internacionais da Assessoria Internacional do Gabinete do Governador, Fernanda Ludgero, assessora técnica do Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Ângelo Castro Lima, representante da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) no Programa Mais Médicos, e Mary Cláudia Souza, coordenadora executiva da Coordenação de Articulação Social (Coas) da Serin.

Segundo Laura Pujol, com mais de 30 anos de existência a Feira Internacional de Havana é a maior feira multisetorial do Caribe. “Este ano, a Bahia está coordenando a missão prospectiva de empreendedores brasileiros que participarão da feira. São mais de 200 empresários de 45 empresas já confirmadas, que estarão no Pavilhão do Brasil. A feira tem mais de 5 mil expositores de 60 países. Acredito que a missão comercial brasileira terá entre 70 a 80 empresas em Havana”, afirma Laura Pujol, cônsul de Cuba no Brasil, com sede em Salvador e que atende os 9 Estados do Nordeste brasileiro.

Ela destaca a necessidade do aumento do intercâmbio comercial da região com Cuba. “Dos mais de US$ 500 milhões oriundos do comércio entre Cuba e o Brasil, nossa região responde por um percentual pequeno. Nossa meta é incentivar o aumento desse intercâmbio comercial entre a região e Cuba”, afirma Laura Pujol, informando que desde julho deste ano o país caribenho tem Rolando Gomez como novo Encarregado de Negócios no Brasil.

Entre outras ações, Pujol solicitou audiência com o governador Rui Costa. Ela confirmou que terá encontros com dirigentes da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Federação do Comércio da Bahia, e Associação Comercial, além de um almoço agendado com o deputado estadual Ângelo Coronel, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para divulgar a Feira Internacional de Havana (FIHAV).