Consulta pública para concessão da Ceasa é publicada no Diário Oficial

Foto: Rodrigo Castro

Com objetivo de receber contribuições, críticas e sugestões quanto ao edital, contrato e demais anexos, relativos à concessão para gestão, ampliação, modernização e manutenção da Central de Abastecimento (Ceasa/Ba) a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) publicou no Diário Oficial desta terça-feira (6), uma consulta pública.

A concessão pública será para um período de 35 anos, e prevê que o futuro concessionário ficará responsável por construir quatro novos galpões, uma praça de alimentação, um prédio logístico de funcionários, um novo frigorífico, reforma dos cinco galpões, ampliação da área de carga e descarga, implantação de estacionamentos e área de convivência.

O regulamento e a documentação objeto da consulta pública podem ser obtidos no endereço eletrônico www.sde.ba.gov.br/index.php/concessaoceasasalvador/.

A consulta se inicia ás 8h do dia 06 de julho e termina às 23h59 do dia 15 de agosto. Os comentários e sugestões que contribuirão para o aprimoramento do processo de licitação serão sistematizadas pela Comissão de Planejamento, Coordenação e Supervisão do processo referente à Concessão da Ceasa/Ba.

“Estamos lançando a consulta pública para o processo de Concessão da nova Ceasa. O governo da Bahia está dando um importante avanço porque a Ceasa funciona como regulador de preços e essa concessão visa transformar esta central de distribuição num dos melhore do Brasil. Tenho certeza que os clientes e permissionários sairão beneficiados com tamanho conforto que o projeto prevê na concessão”, disse Nelso Leal, Secretário de Desenvolvimento Econômico.

“O projeto da concessão da Ceasa é um ideal de requalificação de infraestrutura,  desenvolvimento social e humano, conseqüentemente a geração de novos valores”, afirmou a Superintende de Gestão Patrimonial para o Desenvolvimento Produtivo da SDE, Jucimara Rodrigues.

A redução do tempo de distribuição dos produtos, oferta de novos itens, maior aproximação entre o produtor e o distribuidor e uma expansão que aperfeiçoe a competitividade gerando assim melhores preços ao consumidor são algumas das vantagens da concessão.

Histórico

A Central de Abastecimento da Bahia (Ceasa) foi fundada em 28 de março de 1973 com a finalidade de racionar e otimizar os processos de comercialização e abastecimento de produtos alimentícios, disponibilizando infraestrutura, gerenciamento apoio logístico e serviços complementares, priorizando a regularidade de oferta o fluxo de informações no segmento da produção e o fortalecimento do livre comércio.

A Ceasa possui um importante papel na cadeia produtiva e de distribuição dos produtos hortifrutigranjeiros, pois contribui na garantia de escoamento, servindo assim para assegurar a produção agrícola e o desenvolvimento no campo. Representa hoje o mais importante mercado atacadista de hortifrutigranjeiros da região, atendendo a supermercados, hotéis restaurantes, hospitais e pequenos comerciantes.

Comercializando em média 140 itens que compõem a cadeia de produtos hortifrutigranjeiros. Além desses produtos a Ceasa comercializa também cereais. Em 2018, a Ceasa movimentou 586,6 mil toneladas de alimentos, e possui 941 mil metros quadrados de área total, e 493 mil metros quadrados de área construída.

 

Fonte: SDE

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui