Por Redação – Foto Reuters
Nesta sexta-feira (5), a Coreia do Sul emitiu ordens de evacuação para os moradores de duas ilhas do país, localizadas nas proximidades da Coreia do Norte. A medida foi tomada em resposta ao lançamento de 200 projéteis pela Coreia do Norte em direção à Coreia do Sul. Segundo informações de Seul, os artefatos caíram em águas na Linha de Limite Norte, que demarca a fronteira marítima entre as duas Coreias.
Os alertas de emergência foram direcionados às ilhas de Yeonpyeong e Baengnyeong, ambas próximas à linha demarcada. Juntas, as ilhas abrigam quase 7 mil habitantes. Duas ordens de evacuação foram emitidas à população de Yeonpyeong, uma por volta das 12h e outra às 12h30, pelo horário local (0h e 0h30, em Brasília).
Pyongyang disse que os disparos foram uma resposta a exercícios militares conjuntos conduzidos por militares dos Estados Unidos e da Coreia do Sul também nesta sexta. E prometeu “respostas sem precedentes” ao que chamou de “provocação” de Washingotn.
Os avisos de emergência foram direcionados para as ilhas de Yeonpyeong e Baengnyeong, que ficam próximas da linha demarcada. Juntas, as ilhas têm quase 7 mil habitantes.
Duas ordens de emergência foram emitidas à população de Yeonpyeong por volta das 12h e 12h30, pelo horário local (0h e 0h30, em Brasília).
A Coreia do Sul afirmou que os disparos desta sexta-feira elevam as tensões na região. Já a Coreia do Norte
“Este é um ato de provocação que intensifica a tensão e ameaça a paz na península coreana”, disse um porta-voz das Forças Armadas da Coreia do Sul.
Após os disparos norte-coreanos, a Coreia do Sul conduziu um exercício militar em resposta.