O secretário de Saúde, Fábio Vilas Boas, afirmou na tarde desta quinta-feira (19), em live transmitida nas redes sociais da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), que a Bahia deve contabilizar mais de 100 casos do novo coronavírus ainda neste fim de semana.

Até o momento, são 30 pessoas diagnosticadas em todo o estado, mas este número deve aumentar ainda nesta quinta-feira, de acordo com o titular da Sesab.

Fábio Vilas Boas alertou para a rápida progressão do ˜quadro epidêmico˜ na Bahia, que registrou um aumento de 50% dos casos em 24h, e reforçou que o isolamento social ainda é a melhor medida, já que uma vacina para a doença só deve estar pronta no mínimo em um ano.

“Estamos evoluindo em uma progressão rápida desse quadro epidêmico e precisamos fazer com que essa velocidade de crescimento seja reduzida. Temos varias estratégias. A mais eficiente delas é ficar longe de outras pessoas, quem contamina são as pessoas, não é o inseto como no caso da dengue, não se contamina respirando o ar na sala que a outra pessoa está respirando, como a tuberculose. Precisa que alguém contamine pela gotículas de saliva, pra isso tem q estar perto, ou se a pessoa eliminou alguma secreção e uma superfície como uma mesa e você passou a mão na boca, olho, vai lhe contaminar”, explica.

Apesar do aumento de casos, o secretário tranquilizou a população quanto à gravidade do COVID-19, que em 85% das pessoas, segundo ele, deve se apresentar com os sintomas de uma simples gripe. Apenas 15% das ocorrências apresentam sintomas mais graves como falta de ar.  Somente 3% dos infectados acabam morrendo, mas o taxa aumenta de acordo com a idade, sendo particularmente mais letal entre os idosos.