Por Redação – Foto César Greco/Palmeiras

Durante a CPI da Manipulação dos Resultados e Apostas Esportivas, no Senado, a Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf) planeja formalizar à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) um pedido de afastamento de Raphael Claus de competições organizadas pela entidade.

A nota da Anaf declara que a “medida tem como objetivo proteger a categoria, que se encontra sob pressão, temerosa e exposta na mídia devido a uma série de acusações, ainda não comprovadas, que estão incentivando a imediata paralisação do Campeonato Brasileiro”.

Apesar de não possuir vínculo com a CBF desde 2022, a posição da Anaf contrasta com a postura da Abrafut, associação que representa os principais árbitros de futebol do Brasil. Até o momento, a Abrafut mantém o apoio à integridade da categoria e descarta a possibilidade de uma “greve dos árbitros”.

Sob a liderança do empresário John Textor, o Botafogo solicitou o afastamento de Claus e requisitou que o árbitro não fosse designado para apitar o clássico contra o Flamengo, agendado para o próximo domingo.

Textor criticou Claus por supostos erros em uma partida contra o Flamengo durante a edição de 2023 do Campeonato Brasileiro.

O árbitro foi convidado a depor em uma reunião fechada no Senado. Daiane Muniz, que trabalhou em 11 das 38 rodadas do Brasileirão de 2023 como assistente de Claus, também será convocada. Até o momento, não há evidências de envolvimento da dupla em qualquer manipulação de resultados esportivos.