Por Redação – Foto Cesar Greco/Palmeiras

Após o depoimento de John Textor, proprietário da SAF do Botafogo, o presidente da CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas, Jorge Kajuru (PSB-GO), solicitou o convite para depor, em sessão secreta, dos árbitros Raphael Claus (Fifa/SP) e Daiane Caroline Muniz dos Santos (VAR-Fifa/SP). O requerimento será avaliado em uma sessão agendada para esta quarta-feira (24/4).

Kajuru justifica seu pedido destacando que Claus e Daiane foram designados como equipe em 11 das 38 rodadas do Campeonato Brasileiro de 2023, um número que ele considera “sintomático”, já que outras duplas trabalharam juntas em, no máximo, três rodadas. Além disso, ele aponta que ambos os árbitros acabaram se envolvendo em lances controversos, o que, segundo ele, levanta questões pertinentes.

O senador destacou três jogos em particular, nos quais Claus atuou como árbitro de campo e Daiane como árbitra de vídeo, cujas decisões foram bastante questionadas: Botafogo 1×2 Flamengo e Vasco 4×2 Fluminense, ambos pelo Campeonato Brasileiro de 2023; e Palmeiras 2×2 Corinthians, pelo Campeonato Paulista deste ano.

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) também requereu que Wilson Luiz Seneme, chefe da comissão de arbitragem, e Hélio Santos Menezes Junior, diretor de Governança e Conformidade da CBF, prestem depoimento na CPI em uma sessão pública.