Já está disponível nos sites da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) mais uma edição do Guia Prático Conhecendo o Mercado, uma iniciativa do Governo do Estado, executada no âmbito do projeto Bahia Produtiva.

O tema da vez é: Agregando valor a produtos da agricultura família, que pode ser conferido em https://bit.ly/3oYa5jt.

Segundo o coordenador de Inteligência de Mercado do Bahia Produtiva, Aldir Parisi, a quarta cartilha aborda todos os atributos capazes de serem planejados para que os clientes possam enxergar valor nos produtos da agricultura familiar.

“A cartilha mostra o que pode ser trabalhado para que o produto da agricultura familiar gere valor e ele seja percebido na visão do consumidor ou do canal de distribuição, que compra para revender. São dicas sobre o que uma organização pode trabalhar para ter o algo a mais que a diferencie da concorrência e, consequentemente, gere mais atenção em quem compra”, ressalta Parisi.

Entre os valores apontados na cartilha estão questões ligadas à certificação, originalidade do produto e políticas de preço, tudo para tirar as dúvidas e apresentar soluções e ferramentas aos negócios de agricultores e agricultoras familiares.

O Guia 

O Guia Prático Conhecendo o Mercado é uma série de publicações, em formato digital, com temas relacionados a Marketing, Vendas e Acesso a Mercados. A série, composta de 12 cartilhas, é idealizada pela Coordenação de Inteligência de Mercado do Bahia Produtiva, com o objetivo de fornecer estratégias para que as associações e cooperativas da agricultura familiar possam profissionalizar e alavancar os seus negócios.

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e cofinanciado pelo Banco Mundial.

Ascom SDR/CAR