Cuba aprova o início dos ensaios clínicos em humanos de sua própria vacina, chamada “Sovereign 01”, contra o novo coronavírus, causador do COVID-19.

De acordo com a mídia local, o Registro Público de Ensaios Clínicos de Cuba e o Centro de Controle Estatal de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos, autorizou a primeira etapa dos ensaios clínicos deste projeto que será realizado a partir de 24 de agosto e culminará no final de outubro.

“Odesenvolvimento do medicamento profilático, chamado Soberana 01, cobre 676 pessoas entre 19 e 80 anos (maiores de idade) e está a cargo do Finlay Institute of Vaccines ” , disse o Registro Público de Ensaios Clínicos de Cuba em relatório na terça-feira.

Essas pessoas, segundo as autoridades sanitárias cubanas, não devem apresentar “alterações clinicamente significativas” e devem dar seu consentimento por escrito para receber a dose. A conclusão do estudo está prevista para 11 de janeiro e os resultados ficarão prontos em 1º de fevereiro de 2021 e publicados em 15 de fevereiro.

Nesse sentido, o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, destacou em maio passado que, embora haja drogas de outros países, “precisamos que as nossas tenham soberania”.

Na semana passada, a Rússia relatou a produção em massa do Sputnik V , a primeira vacina do mundo contra a pandemia COVID-19, desenvolvida pelo Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia de Gamaleya.  

Além disso, em 11 de agosto, Kiril Dmitriev, chefe do Fundo Russo de Investimento Direto (RFPI, por sua sigla em russo), anunciou que a  vacina russa poderia ser produzida em Cuba e estão discutindo o lançamento da produção com vários empresas da ilha, destacando que “Cuba tem excelentes capacidades para fabricar vacinas”.

O Governo de Cuba não só conseguiu controlar a doença no país, mas também lutou contra a disseminação do coronavírus em outros países. Centenas de enfermeiras e médicos cubanos viajaram a vários países do mundo como Itália, Venezuela, Nicarágua, Suriname e Haiti, entre outros, para ajudar na luta contra este temível vírus enquanto é vítima do bloqueio e das sanções injustas do Governo do Estado Unidos.

 

HISPANTV