O governador de Nova York garante que as autoridades federais dos Estados Unidos e Donald Trump são os responsáveis ​​pelo surto de COVID-19 no estado.

“Donald Trump causou o surto do novo coronavírus em Nova York. Isso é fato. É um fato que ele admitiu, e o CDC (Centros para Controle e Prevenção de Doenças) admitiu e também [o principal epidemiologista dos EUA] Anthony Fauci admitiu”,  disse o governador de Nova York nesta terça-feira,  Andrew  Cuomo, em entrevista coletiva.

Da mesma forma, o governador chamou de “incompetentes” tanto o presidente quanto o CDC, os Institutos Nacionais de Saúde e o Departamento de Segurança Interna. Ele repetiu que o inquilino da Casa Branca deveria ter proibido viajar da Europa a tempo, mas as autoridades federais “ignoraram isso”.

“Você sabe quem fez isso? (…) A incompetência de Donald Trump. E agora, eles não vão fornecer fundos federais para ajudar a reparar os danos da emboscada que criaram”, diz Cuomo.

A este respeito, ele acrescentou que “Trump está ativamente tentando matar a cidade de Nova York. É pessoal. Eu acho que é psicológico. Ele está tentando matar a cidade de Nova York”, disse Cuomo, referindo-se ao número de vítimas da pandemia, que resultou em mais de 25.367 mortes no estado de Nova York.

Suas declarações foram feitas depois que o presidente dos EUA anunciou na semana passada que reduziria o financiamento às cidades governadas por “prefeitos fracos”, apesar da péssima situação econômica e de saúde que a cidade está enfrentando .

A administração Trump foi criticada por sua má gestão da crise de saúde. Na verdade, ele tentou reabrir a economia do país e reiniciar as atividades normais o mais rápido possível, alegando que a paralisação poderia destruir o país.

HISPANTV