Por Redação – Foto Ponto da Moda/Divulgação

O projeto Ponto da Moda, que tem patrocínio da Braskem e realização da Lavoro Brasil, disponibiliza 40 vagas para quem quer aprender um ofício na indústria têxtil.

Estão abertas, até o dia 20 de outubro, as inscrições para novas turmas do curso gratuito de costura industrial do projeto Ponto da Moda, realizado no Condomínio Bahia Têxtil, no bairro do Uruguai, em Salvador. Para concorrer a uma das 40 vagas, o interessado deve ter mais de 18 anos, estar desempregado e ter uma renda familiar inferior a dois salários-mínimos, além de preferencialmente ser morador de um dos 14 bairros da Península de Itapagipe. As inscrições devem ser realizadas no link pontodamoda2023.

Em sua segunda edição, a iniciativa conta com patrocínio da Braskem, realização da Lavoro Brasil e apoio do Condomínio Bahia Têxtil, do Sindicato da Indústria de Vestuário do Estado da Bahia (Sindvest) e do Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC). “O projeto Ponto da Moda tem o objetivo de formar operadores polivalentes para o setor de confecção, que, ao término do curso estarão preparados para empreender ou atuar na indústria têxtil. Além de instrutores qualificados, o projeto conta com modernos equipamentos e ferramentas para um aprendizado de qualidade”, explica Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

Após a inscrição, o candidato deve ficar atento à página da Lavoro Brasil, no Instagram, onde será publicada a convocação para os testes de seleção. Essa etapa é eliminatória e está programada para acontecer nos dias 23, 24, 30 e 31 de outubro, na sede do projeto. A divulgação dos aprovados ocorrerá entre os dias 3 e 5 de novembro, e a aula inaugural acontecerá no dia 6 do mesmo mês.

O projeto visa formar costureiros que tenham o domínio na operação de diferentes máquinas utilizadas no segmento. No total, serão 350 horas de aula, distribuídas em quatro módulos e um trabalho final que consiste na produção de peças a serem apresentadas em um desfile. O módulo principal, técnico-específico, irá abordar temas como princípios básicos de costura; tecnologia de máquinas de costura e planejamento e organização do trabalho. O curso ainda conta com módulos de desenho técnico aplicado e modelagem técnica aplicada, além de sustentabilidade e meio ambiente.

As aulas são realizadas na Rua do Uruguay, 151, Uruguai, nos turnos matutino e vespertino, possibilitando a adesão de acordo com a disponibilidade de horários dos participantes. Ao final das atividades, os alunos receberão um certificado.