O isolamento social e o distanciamento físico se tornaram uma rotina global há um ano. Porém, o corpo humano precisa de movimento, e, consequentemente, a falta dele pode provocar sérios problemas. Uma solução para quem não pode sair de casa é focar nas atividades físicas orientadas via online, algo que pode trazer uma série de benefícios para a saúde.

Não é segredo para ninguém que o isolamento social e o distanciamento físico estão trazendo uma série de efeitos para a saúde mental e física. Afinal, diversos especialistas já falaram isso em todos os veículos de comunicação por aí. Por outro lado, um detalhe pouco comentado é como as atividades físicas fazem falta em tempos que não é possível sair de casa, e, consequentemente, podem prejudicar o corpo.

Nesse sentido, uma opção para quem está longe das academias é realizar as atividades físicas com um suporte online. Quem desenvolveu esta proposta é o personal trainer Nilton Bala, que vive em Portugal, e conta como esta plataforma pode beneficiar o corpo: “O Programa Online era uma ideia que já estava na minha cabeça desde o primeiro confinamento em Portugal, no início de 2020. Com este novo confinamento em janeiro de 2021, as academias voltaram a fechar, as pessoas ficaram em casa e eu só pensava em como podia meter as pessoas a treinar, a manterem-se ativas e em segurança. Foi nesta altura que passei da ideia para a ação e desenvolvi este programa de treino online”, conta. Vale lembrar que ele também oferece planos de nutrição para quem deseja esta perda de peso. “Tenho uma nutricionista com colabora com o meu time e oferece também este suporte, caso a pessoa deseje”, ressalta.

No início, ainda diante do impacto da novidade, a procura foi aquém do esperado. Mas, em seguida, com os comentários crescentes nas redes sociais e a divulgação de quem praticou essas atividades reforçando o sucesso do método de Nilton Bala, hoje diversas pessoas procuram seu curso visando o bem-estar e o condicionamento físico: “Quando lancei a plataforma tivemos uns primeiros dias lentos, mas rapidamente chegamos a mais de duzentos praticantes e o número continua a subir. A ideia, agora, é ir acrescentando conteúdo e continuar a ajudar um número cada vez maior de pessoas”, completa o personal trainer.

O método online de Nilton Bala pode ser encontrado em sua página https://my.strydal.com/t/nilton-bala. Lá é possível conhecer o programa e ver qual se adequa à realidade da pessoa. (Jennifer da Silva)