Por Redação – Foto Foto Jefferson Borges NES

 

Segurança Pública e Cidadania no Nordeste é o tema de uma mesa de diálogo que reúne, nesta quinta-feira (14), representantes dos governos federal e estadual, da academia e da sociedade civil.

Promovido pela ONG Instituto de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Nordeste Brasileiro – Idene, a mesa acontece das 8:30 às 12:30, no auditório João Gonçalves, pavilhão de Aulas Reitor Felipe Serpa, campus da UFBA em Ondina.
O evento tem como objetivo geral a melhoria da política de segurança pública no Nordeste, de modo a reduzir a violência criminal e a letalidade policial. Entre os objetivos específicos estão avaliar a necessidade de ampliar cursos de especialização e pós-graduação nas áreas de segurança pública e direitos humanos nas universidades públicas da região e iniciar a reflexão coletiva sobre a urgência e relevância da criação do Fórum de Segurança Pública e Cidadania da Região Metropolitana de Salvador.

A abertura será feita pelo reitor da UFBA, Paulo Miguez. Os mediadores serão a professora Marília Lomanto, da Executiva Estadual da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia Núcleo Bahia e presidenta do Jus Populi Escritório de Direitos Humanos; e Adroaldo Quintela, economista e professor, diretor-executivo do Idene, ex-diretor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA e ex-assessor especial da Presidência da República.

Richard Lacrose, advogado, membro da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia e Miguel Depallens, médico sanitarista, membro da coordenação-executiva da Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democacia e coordenador da área de saúde do Idene serão os relatores.

Estão confirmados como debatedores o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia, Felipe Freitas; Maria Cleudi Milanezi, tenente-coronel da PM e diretora de Direitos Humanos da Superintendência de Prevenção à Violência da SSP-Bahia; o secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas; e o secretário nacional da Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República, Ronald Sorriso.