Por Jesus Souza – Foto Reprodução

Na manhã desta quarta-feira (27), a Defesa Civil de Salvador (Codesal) alertou para a continuidade de chuvas moderadas a fortes na capital baiana, que acumulam cerca de 200 mm nos últimos três dias. O excesso de precipitação aumenta o risco de alagamentos e deslizamentos de terra, principalmente em áreas vulneráveis.

Segundo Sosthenes Macêdo, diretor-geral da Codesal, o solo encharcado é uma preocupação. “Já acionamos sirenes, abrimos abrigos para famílias em áreas de risco e reforçamos o pedido à população para que evite situações perigosas. Qualquer sinal de mudança, disque 199 e aguarde nossa equipe para uma vistoria,” orientou.

Um casarão comercial na Avenida José Joaquim Seabra, na Baixa dos Sapateiros, desabou na noite de terça-feira (26), deixando a região sem energia elétrica. Apesar do desabamento, não houve feridos. Moradores de prédios vizinhos, no entanto, foram obrigados a evacuar suas residências, e uma idosa precisou ser auxiliada por agentes do Corpo de Bombeiros.

Diversos bairros também registraram alagamentos, como Boca do Rio, Paripe, San Martins, Baixa do Fiscal, Narandiba e Pituaçu, dificultando a mobilidade da população.