O deputado Angelo Almeida esteve em reunião, na manhã desta terça-feira (16), na Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), acompanhado do prefeito de Caém, Arnaldinho, do vice-prefeito, Silmar Matos, do secretário municipal do Meio Ambiente, Rafael Muricy, e do empresário Márcio Barbosa.

Ao secretário estadual, João Carlos Oliveira, foram apresentadas demandas da cidade. Arnaldinho destacou que o município tem grande potencial para a mineração, área que pode alavancar a economia da cidade, gerando emprego e renda para os moradores. Oliveira se comprometeu a enviar uma equipe para fazer a avaliação técnica de viabilidade, ainda em março, e preparar o município para, ao ter a atividade liberada, acompanhar rigorosamente a legislação ambiental.

O secretário municipal Muricy solicitou ainda reforço para a brigada, formada por voluntários da cidade, que já teria curso para o combate aos incêndios mas não conta com equipamentos de segurança. Também apontou problemas nos dois rios da cidade, Itapicuru-mirim e Caém, que necessitam de recuperação.

O secretário estadual se mostrou preocupado com a situação e afirmou que irá reforçar o trabalho em Caém: “Só consegue construir uma pauta ambiental quando ela é coletiva. Com o empenho do Município e do Estado poderemos avançar nas questões ainda não resolvidas”. O gestor sugeriu a realização de cursos de qualificação, para formar equipes técnicas na área ambiental, a implantação de viveiros, mapeamento de nascentes, reforço do programa Bahia Sem Fogo e fortalecimento da piscicultura na cidade.