Deputado britânico morre após ser esfaqueado ‘várias vezes’ durante discurso em igreja

© REUTERS / Andrew Couldridge

David Amess, deputado do Partido Conservador do Reino Unido, de 69 anos, morreu depois que foi atacado a faca “múltiplas” vezes em igreja, apesar de ter sido operado após o incidente.

David Amess, deputado do Partido Conservador, morreu na sexta-feira (15) após ter sido esfaqueado enquanto assistia a uma cirurgia constituinte em uma igreja no condado de Essex, Inglaterra, Reino Unido.

A polícia local diz ter prendido um homem de 25 anos no local por suspeita de assassinato, após o incidente ter ocorrido às 12h05, horário local (08h05, horário de Brasília).

Acredita-se que Amess tenha sido operado no local, na Igreja Metodista Belfairs em Leigh-on-Sea, antes de ser levado para o hospital em uma ambulância aérea. Segundo informações, ele foi esfaqueado “várias” vezes.

Ironicamente, em junho o deputado britânico disse que a guerra contra o crime com faca não estava funcionando, e exigiu mais fiscalizações sem detenções buscando pessoas que portem armas.

John Lamb, um conselheiro local no círculo eleitoral de Amess, disse à emissora BBC que acreditava que era a hora de oferecer proteção aos deputados que realizavam cirurgias constituintes.

Foto sem data mostra David Amess, deputado conservador britânico por Southend West, em foto de retrato oficial nas Casas do Parlamento em Londres, Reino Unido
© AFP 2021 / RICHARD TOWNSHEND / PARLAMENTO DO REINO UNIDO Foto sem data mostra David Amess, deputado conservador britânico por Southend West, em foto de retrato oficial nas Casas do Parlamento em Londres, Reino Unido

O mais recente assassinato de um deputado no Reino Unido foi o da trabalhista Jo Cox em Yorkshire, junho de 2016, nas vésperas do referendo do Brexit.

Fonte: Sputnik Brasil