Por Redação – Foto Reprodução/X

Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) compartilhou imagens de uma abordagem policial violenta realizada pela Polícia Militar de São Paulo contra um homem negro identificado como César, ocorrida na última terça-feira (23). A localização exata do incidente não foi divulgada, assim como os nomes completos dos indivíduos envolvidos.

Segundo a alegação feita pelo parlamentar, o ex-marido da proprietária do imóvel teria comparecido para cobrar o aluguel do inquilino. No entanto, o residente já havia liquidado a dívida.

Indignado pelo fato de o pagamento ter sido destinado à ex-mulher, o homem supostamente ameaçou o morador com uma faca. Diante da ameaça, César acionou a polícia.

Porém, ao chegarem ao local, a vítima não esperava ser tratada como criminosa pela polícia. As imagens foram capturadas pelo irmão do morador, que se identifica como “operador de direito”.

No vídeo, é possível observar o momento em que o agente, ao render o morador contra o portão da residência, saca o spray de pimenta e o utiliza contra o rosto da vítima. Em seguida, em uma ação semelhante à tortura, ordena que o homem mantenha as mãos atrás das costas enquanto tenta limpar os olhos com a camiseta.

Posteriormente, a dona do imóvel surge e declara: “Ele é uma pessoa boa, é um bom inquilino”. No entanto, suas palavras não sensibilizam os policiais. Sob pressão, César apenas pede para poder respirar.

Instantes depois, várias viaturas chegam ao local, e um policial faz uma indagação ameaçadora ao irmão da vítima: “Você vai prosseguir com a denúncia que está fazendo?”

A reportagem procurou a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo em relação ao incidente, mas não obteve resposta até a publicação deste artigo. Também solicitou informações adicionais ao gabinete de Renato Freitas sobre a denúncia. Assim que ambas as partes se manifestarem, o artigo será atualizado.