Confirmação da requalificação do Mercado Municipal, adaptação e ampliação do Hospital Dom Antônio Monteiro, autorização da construção da Policlínica Regional de Saúde, entrega da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de ambulâncias e viaturas, além de equipamentos e certificados para os produtores rurais. Esse foi o balanço das ações e intervenções realizadas pelo governo da Bahia no município de Senhor do Bonfim, no centro norte da Bahia, que recebeu a comitiva do governador Rui Costa (PT) para uma série de atividades nesta quinta-feira (14). Presente ao ato, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) salientou a atuação do prefeito Carlos Brasileiro (PT), destacou a importância da regionalização da saúde para a população da região e citou os mais de R$ 11 milhões de investimentos via emendas parlamentares de sua autoria.

“O governador Rui Costa acertou em cheio ao regionalizar a saúde no estado. A população já sente a diferença e os municípios também são fundamentais na consolidação dos serviços tanto dos hospitais regionais entregues como das policlínicas em atividade. A Bahia deve ter ao menos 17 unidades até o final deste ano e aqui em Senhor do Bonfim, vai beneficiar toda essa região, com uma parceria com o prefeito Carlinhos Brasileiro, que vem desenvolvendo o município”, aponta Valmir. “O hospital também será requalificado para que o setor de saúde tenha mais estrutura e espaço para atender a demanda. Os pacientes não precisam viajar quilômetros para fazer determinados procedimentos, como cirurgias e tratamentos específicos que antes eram feitos apenas em unidades da capital”, completa Valmir ao lado do deputado estadual Bobô (PCdoB).

Foram mais de R$ 11 milhões em emendas parlamentares alocadas para o município de Senhor do Bonfim, via mandato do deputado federal Valmir Assunção, inclusive beneficiando áreas como saúde, infraestrutura, fortalecimento da agricultura familiar, e a obra do mercado municipal, que tem sua requalificação em andamento. Nesta quinta, o governo da Bahia ainda autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a celebrar seis convênios no âmbito do ‘Pró-Semiárido’, entregou certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a iluminação da entrada da cidade, na Avenida João Durval. Seis localidades de Senhor do Bonfim foram beneficiadas com a entrega do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água.

Foram entregues 11 ambulâncias para os municípios de Itiúba, Jaguarari, Curaçá, Tucano, Barrocas, Várzea Nova, Serrolândia, Cansanção, Umburanas, Andorinhas e Senhor do Bonfim. Uma placa que simboliza as 237 cisternas para captação de água para consumo humano construídas em Senhor do Bonfim foi entregue. O parlamentar Valmir Assunção ainda salienta o lançamento de edital para licitação de pavimentação em paralelepípedo e recapeamento asfáltico de ruas da cidade e diz “que no processo de ampliação do Hospital Dom Antônio Monteiro haverá a implantação de leitos de UTI Adulto e NEO”. O governo também anunciou o processo para pavimentação das ruas dos bairros Alto do Cigano, Vila Bela e Santa Luzia.

Vitor Fernandes