Desabamento em mina de ouro no Congo deixa ao menos 50 mortos

© AP Photo / Marc Hofer

Pelo menos 50 pessoas morreram com o desabamento de uma mina de ouro perto de Kamituga, no leste da República Democrática do Congo, nesta sexta-feira (11).

De acordo com a presidente da Iniciativa de Apoio e Supervisão Social das Mulheres, Emiliane Itongwa, citada pelo The Guardian, o desmoronamento ocorreu durante a terde após fortes chuvas.

“Vários mineiros estavam no poço, que estava coberto e ninguém conseguia sair. Estamos falando de cerca de 50 jovens”, disse Itongwa.

De acordo com a publicação, a mina não estava localizada na área concedida à mineradora canadense Banro Corporation, disse o presidente-executivo da empresa.

​Acidentes de mineração são comuns em minas não regulamentadas na República Democrática do Congo, ocorrendo dezenas de mortes todos os anos em locais onde escavadores realizam incursões subterrâneas em busca de minério sem equipamento de segurança.

Um deslizamento de terra em uma mina de ouro desativada matou 16 pessoas em outubro do ano passado, enquanto 43 mineiros clandestinos morreram em outro deslizamento em uma mina de cobre e cobalto em junho de 2019.

 

Fonte: Sputnik Brasil