Por Redação- Foto: Divulgação

O Desembargador Júlio Travessa foi reeleito por unanimidade, consecutivamente, Presidente da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), à unanimidade, para o ano de 2024. O primeiro mandato foi iniciado no ano de 2022. Atualmente, o Desembargador também preside a Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB). Antes, já presidiu a Turma Criminal e a Seção Criminal do TJ.

A eleição foi realizada na tarde desta quinta-feira (30). A Câmara Criminal julga crimes comuns e de responsabilidade atribuídos a prefeitos municipais, mandados de segurança e habeas data contra atos ou omissão de juízes em matérias criminais, além de revisões criminais contra sentença de primeiro grau.

Sobre o Desembargador: Julio Travessa ingressou no TJBA no ano de 2015 na vaga de Desembargador destinada ao Quinto Constitucional destinada a membros do Ministério Público. Ele ingressou no Ministério Público da Bahia (MPBA) em 1991. Foi o primeiro coordenador do projeto ‘MP Vai às Ruas’, coordenou o Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim), ocupou o cargo de promotor corregedor e assessor especial da Procuradoria-Geral de Justiça. Foi empossado como procurador de Justiça em setembro de 2013 e integrou o Conselho Superior do Ministério Público. Além disso, foi professor de Direito e Conselheiro titular do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP). É graduado e Mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).